Para analisar as principais estratégias para contratação de colaboradores no atual cenário do comércio varejista de Araraquara, o coordenador do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, Prof. Dr. Elton Casagrande, conversou recentemente com a psicóloga Simone Galdino no programa on-line “Economia em Foco”, produzido pelo Núcleo de Conjuntura e Estudos Econômicos da Unesp – Campus Araraquara.
Especialista em recursos humanos, a psicóloga abordou importantes temas locais, com destaque para tendências de contratação, desafios de retenção de talentos e a necessidade de adaptação às novas gerações de trabalhadores. O bate-papo analítico ressaltou diversas informações úteis para os lojistas e empresários da cidade, como destacado na sequência.
DESAFIOS NA CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES
Segundo Simone, após um aumento significativo nas contratações do setor varejista, houve uma intensificação nas dificuldades de contratar e reter talentos, especialmente após a pandemia. Desta maneira, entre os desafios enfrentados, estão a jornada de trabalho extensa, incluindo sábados e feriados, e a forte concorrência de salários e benefícios oferecidos por indústrias e empresas de tecnologia, que normalmente operam de segunda a sexta-feira.
A questão da identidade comercial também se mostra importante nesse caso, já que entender o que a empresa representa e quais são seus objetivos a longo prazo, pode significar uma melhora no processo seletivo e assegurar que os novos colaboradores se alinhem à cultura empresarial.
COMPREENDENDO O PERFIL COMPORTAMENTAL
Simone destacou ainda a importância de entender o perfil comportamental das diferentes gerações que compõem o ambiente de trabalho. Desde a Geração X, que valoriza a lógica e a responsabilidade, até a Geração Z, que é mais inclinada às habilidades tecnológicas, é essencial para as empresas identificar e cultivar tanto as soft skills — habilidades pessoais e comportamentais — quanto as hard skills — competências técnicas adquiridas através de cursos e treinamentos.
ENDOMARKETING
Para competir com outros setores, não basta oferecer um bom salário, de acordo com a psicóloga. O ambiente de trabalho também precisa ser considerado. Investimentos em infraestrutura, adoção de novas tecnologias e criação de um ambiente equilibrado onde o colaborador se sinta parte integrante e valorizado são fundamentais. Essa estratégia não apenas melhora a satisfação e a produtividade, mas também contribui significativamente para a retenção de talentos.
COMBATE À ROTATIVIDADE
Sobre a alta rotatividade do setor, a especialista relatou que isso é uma característica marcante do comércio varejista. Para combate-la, as empresas devem esclarecer suas expectativas e a cultura organizacional já no processo de seleção, para evitar desajustes futuros. Além disso, ações como flexibilização das datas comemorativas, alinhamento das férias escolares, e práticas de feedback e empatia são essenciais para que os colaboradores se sintam reconhecidos e valorizados.
ESTRATÉGIAS DE CONTRATAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Ao fim da conversa, Simone Galdino elencou dicas essenciais para quem busca contratar de maneira e reter talentos de maneira eficiente. Para ela, as três principais orientações nesses casos são:
Ter identidade comercial e cultura organizacional: a forte identidade comercial e a clareza dos objetivos da empresa são vitais para atrair os candidatos certos. Este processo começa com a descrição detalhada do cargo, que deve refletir não apenas as habilidades técnicas necessárias, mas também as características comportamentais esperadas. A cultura organizacional, por sua vez, deve ser transparente durante todo o processo seletivo, permitindo que tanto o entrevistador quanto o candidato avaliem o potencial de um “match”.
Desenvolvimento profissional contínuo: hoje, um dos pontos de atenção é a falta de cursos recentes nos currículos dos candidatos. Isso destaca a necessidade de as empresas investirem em programas de capacitação contínua que não apenas desenvolvam habilidades técnicas, mas também promovam as soft skills, como liderança, comunicação e resolução de conflitos.
Revisão de benefícios e condições de trabalho: além da remuneração, os benefícios como horários flexíveis, dias de folga em datas especiais e um ambiente de trabalho seguro e saudável são cada vez mais valorizados pelos profissionais. Tais medidas não apenas aumentam a satisfação dos empregados, mas também servem como um diferencial competitivo no mercado, finalizou a psicóloga.
Para conferir o vídeo na íntegra com o bate-papo do Prof. Dr. Elton Casagrande com Simone, clique aqui.