Home Cidade

Sérgio Martins conta como foi a “Cup of Excellence” e apresenta os melhores cafés especiais do Brasil

O jornalista Sérgio Martins que escreve para o RCIA acompanhou em Franca a competição que reuniu os melhores cafés especiais produzidos na safra 2024 e conta como foi a premiação.

23
Família e equipe do Sítio Santa Luzia, em Cristina MG, vencedores da "Cup of Excellence")

O Brasil conheceu os melhores cafés especiais produzidos na safra 2024, em cerimônia de premiação realizada em Franca SP, no dia 2 de novembro, durante a 25ª edição do “Cup of Excellence 2024”. O evento tem as marcas da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Ronaldo da Silva, produtor de arábica Catucaí Amarelo, com retrogosto de chocolate, frutas tropicais e silvestres maduras, flores, vinho tinto e acidez complexa, no sítio Santa Luzia, em Cristina MG, na Mantiqueira de Minas, ocupou o primeiro lugar na categoria Via Seca (grãos naturais) com a nota 92,32.

Já o café arábica Topázio Amarelo, com perfil sensorial bem estruturado de flores de laranjeira, pessegueiro e jasmim, cultivado por Vitor Marcelo Queiroz Barbosa, na Fazenda Sobro e Bonito de Cima – DBarbosa Coffee, em Coromandel MG, no Cerrado Mineiro, obteve 91,93 pontos e foi eleito o melhor café especial produzido por via úmida (cereja descascado, despolpado ou desmucilado).

A atual presidente da BSCA, Carmem Lúcia Chaves de Brito, popularmente conhecida como “Ucha”, comemora o fato de 13, das 27 amostras vencedoras das três categorias do concurso de qualidade para café no mundo, foram consideradas “presidenciais” na safra 2024, recebendo notas superiores a 90 pontos.

A comemoração dos vencedores

Além do Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas, que no “Cup of Excellence” tiveram seus cafés especiais premiados pelas suas produções, as regiões da Canastra (MG), Montanhas do Espírito Santo (ES); Matas de Minas (MG), Chapada de Minas (MG), Chapada Diamantina (BA), Região Vulcânica (SP) e Sul de Minas (MG), também se destacaram.
   
A BSCA cedeu os direitos de realização do “Cup of Excellence” para que seja realizado a competição em outros países produtores. Até hoje, o concurso aconteceu em nações das Américas Central, do Norte e do Sul; da África; e da Ásia.