Home Cidade

Chegando o Natal, Segurança Alimentar promove oficina de panetones

Beneficiários do programa Filhos do Sol participaram da atividade que gerou produtos de alta qualidade

12
Capacitação pode gerar renda para os participantes

O Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional (NEAN), vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (14) uma oficina especial de panetones recheados, com a participação dos beneficiários do programa Filhos do Sol.

A atividade desenvolvida na cozinha escola do Espaço Kaparaó integrou educação alimentar e capacitação profissional, proporcionando oportunidades de aprendizado e geração de renda.

A oficina foi coordenada pela nutricionista e gerente de abastecimento Paula Fernanda de Oliveira e ministrada pelas técnicas em nutrição Adriana Teixeira Doria e Ariane Gama Cassemiro e pelo agente de segurança alimentar Pedro Henrique Siqueira.

Alunas e alunos aprenderam o passo a passo para a preparação de panetones recheados, além de variações que incluíam recheios de ganache, cobertura de chocolate e até versões refrescantes com sorvete.

E também sobre o cálculo de custos, técnicas de embalagem e conservação para comercialização. “São receitas práticas e saborosas que podem ser feitas em casa e vendidas, gerando uma renda extra nessa época do ano”, afirmam as técnicas em nutrição.

Paula Fernanda de Oliveira enalteceu o papel do curso no processo de emancipação dos beneficiários do programa Filhos do Sol.

“A oficina proporcionou mais do que aprendizado culinário; ofereceu uma alternativa econômica para as festas de fim de ano”, destacou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, destaca a importância do programa social.

“O programa Filhos do Sol visa garantir o direito à renda mínima e à inclusão por meio de ações socioeducativas, qualificação profissional e vivência no mundo do trabalho a adolescentes e jovens que se encontrem em situação de extremo risco pessoal e social”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.