
Programação do município chega variada, extensa e gratuita.
Março é o mês das mulheres, por isso, a Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, e diversas outras secretarias – realiza uma ampla programação, com atividades gratuitas e variadas que se estendem por todo o mês.
Com o tema “Agora é o momento: Mulheres que transformam”, a programação de março traz exposições, projetos, palestras, serviços, atividades de lazer – entre outros – a fim de contemplar uma variedade de pessoas, tendo o foco no universo feminino. A temática é uma referência ao tema escolhido pela ONU Mulheres: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”, lema de uma campanha que correrá o mundo durante o mês de março e busca incentivar o ativismo entre as mulheres.
Dia da Mulher – A programação do dia 08 de março, data que é comemorada o Dia Internacional da Mulher, conta com três atividades que trazem novos projetos e show musical.
No Paço Municipal, a partir das 10 horas, acontece o lançamento do Projeto “Agora é o momento: Mulheres que transformam” com atividades e serviços até às 18 horas. É aguardada a participação de mulheres de diversas idades, classes sociais, profissões e interesses.
“Agora é o momento: Mulheres que transformam” visa levar o universo do fortalecimento da mulher para diversas regiões de Araraquara, com serviços, atividades de lazer, conhecimento e conscientização. O projeto tem parceria firmada com: Defensoria Pública, Liga de Saúde de Populações Vulneráveis – Medicina UNIARA, Secretaria de Esportes, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Rolê Feira (projeto que reúne criativos da cidade para comercialização de produtos artesanais).
Vale destacar que, depois do lançamento no Paço Municipal, “Agora é o momento: Mulheres que transformam” será realizado em diversos pontos da cidade: em março, no dia 18, na padaria do Assentamento Monte Alegre; em abril: Oitis (dia 07), Parque São Paulo (dia 28); em maio: Vale Verde (05), Hortênsias (19); e junho: Cruzeiro do Sul (dia 09) e São Rafael (dia 23).
Patrulha Maria da Penha
A programação do Dia da Mulher, no período da tarde, às 16 horas, ganha destaque com o lançamento do Programa “Patrulha Maria da Penha”. O projeto conta com um carro da guarda municipal designado para fazer o acompanhamento de mulheres vítimas de violência que possuem medidas protetivas, levando assim mais acolhimento e segurança às mulheres de Araraquara.
Para fechar a programação do Dia das Mulheres, um show musical vem sendo elaborado para a noite, pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Em breve, mais informações serão divulgadas e, pelo apurado, sabe-se que a cantora é uma nova revelação da música brasileira, que tem em seu discurso a temática do empoderamento feminino e negro.
Geral – A primeira atividade de março, no dia 01, é o lançamento do projeto: “CRM nos CRAS – Plantão do Centro de Referência da Mulher e diálogo sobre violência doméstica”. O lançamento acontece às 10 horas, no Centro de Referência da Mulher. No dia 05, às 19 horas, a FARA – Faculdade de Araraquara recebe a palestra “Violência contra a Mulher e Rede Municipal de Atendimento”.
O Programa Laço Branco: “Meninos e adolescentes pelo fim da violência contra a mulher” – resultado da parceria estabelecida entre o CEPPIR e Assessoria de Juventude – será lançado no dia 13, às 15 horas, no CEDEPE – Sala Milton Santos, que fica na Secretaria Municipal de Educação.
Um Café da Manhã com o Prefeito, para a entrega da carta de compromissos elaborada pelo Conselho de Mulheres, acontece no dia 15, na Prefeitura de Araraquara. Depois, no dia 16, na Câmara Municipal, às 19 horas, ocorre o lançamento do aplicativo para Trabalhadoras Domésticas: “LAUDELINA” com presença da direção estadual do sindicato das trabalhadoras domésticas. O aplicativo é uma ferramenta de cálculo de salários e férias, além de possuir conteúdos das legislações trabalhistas e contatos para que denúncias de irregularidades sejam feitas.
O Prêmio Heleieth Saffioti será entregue no dia 23, às 19 horas, homenageando Helena Francisco da Silva, da Cooperativa Acácia, no plenário da Câmara Municipal.
E o esporte também tem vez na programação: no dia 24, com saída do Parque Infantil às 8 horas, será realizado o passeio ciclístico “Agora é o momento: Mulheres que pedalam II”.
Para finalizar o mês de março, no dia 27, às 14h30, acontece a roda de conversa “Violência sexual, protocolos e rede de atendimento: como o município de Araraquara atende as mulheres vítimas de estupro?”. O evento será realizado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na sala 89, em parceria com a Biblioteca da FCLAR e o departamento de Sociologia.
Cultura – Além do show musical do dia 08 de março, a programação do Mês das Mulheres tem diversas outras atrações culturais.
No dia 07 de março acontece o lançamento das exposições artísticas, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. A abertura será no Museu Histórico e Pedagógico, na Praça Pedro de Toledo, às 18 horas.
São cinco exposições temáticas, realizadas entre 07 e 28 de março: “Empoderamento, novas visões” e bate papo com Ekena Monteiro, no Museu de Imagem e Som Maestro José Tescari; “O universo feminino no século XX”, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria; “Ofício feminino: a confecção da cerâmica e a visão de mundo”, no MAPA – Museu da Paleontologia e Arqueologia; “Mulher na Ferrovia”, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo; e “Guerreiras Grená”, no Museu do Esporte e do Futebol.
No dia 10, “As Inigualáveis Irmãs Cola” enriquecem a programação: às 10 horas realizam a Oficina de Malabares na Horta Comunitária Zona Norte; depois, às 20 horas, apresentam o espetáculo “As Inigualáveis Descendo do Salto” na Praça do Jardim Santa Clara, localizada à Rua Maria Brambilia Passos.
“(En)Canto e Luta: ouçam nossa voz – edição na Estação” é o programa do dia 11, na Antiga Estação Ferroviária. Com início às 17 horas, o show conta com apresentações musicais Sound Sisters, Natalia Munroe, além do espetáculo “Belas, Recatadas” – este abrirá a programação do Choro das Águas no dia 18.
A exposição “Ativismo nas Artes Visuais”, de Giz Costa e Christiane Tragante, e a exposição fotográfica “O Eu e o MEU Corpo”, de Karol Cayres Maciera, serão lançadas no dia 14, a partir das 19 horas, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. O evento contará com as performances: “Dona Maria e seus limões”, com Raquel Franco, e “Transviva”, com Vita Pereira.
Continuando com as apresentações de “(En)Canto e Luta”, o Espaço Arte, na Vila Harmonia, recebe: Adriana Gennari cantando Ella Fitzgerald (dia 16), e Allydi com “Feeling Groove” – ambos shows às 21 horas.
No dia 22, às 19 horas, no MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari, a professora e pesquisadora do CEFET/RJ, Elisângela de Jesus Santos, realiza um bate-papo abordando “A Influência das religiões de matrizes africanas na musica popular brasileira”.
Plantões – Durante todo o mês de março, o Centro de Referência da Mulher irá realizar diálogos sobre violência doméstica em diversos CRAS da cidade. Os diálogos irão abordar diversos grupos, atendendo de crianças a idosos. O CRM também ficará de plantão nos CRAS para atender as demais mulheres das comunidades e realizar o encaminhamento de demandas.
Confira o cronograma: CRAS CECAP – Grupo de adolescentes (dia 01, às 14h), CRAS Vale do Sol – Grupo de Idosas (dia 02, às 8h30), CRAS CECAP (dia 05, às 9h), CRAS Yolanda – Grupo de Idosas (dia 07, às 9h), CRAS Parque São Paulo – Grupo de idosos (dia 08, às 8h30), CRAS Parque São Paulo – Grupo Bem me quer (dia 09, às 8h30), CRAS São Rafael (dia 14, às 8h30), CRAS Selmi Dei – Grupo de Idosos (dia 16, às 8h30), CRAS Maria Luiza – Grupo Renda Cidadã (dia 21, às 10h), CRAS Hortênsias – Grupo Idosos (dia 23, às 8h15), CRAS Maria Luiza – Grupo de crianças e adolescentes (dia 26, às 9h), CRAS Selmi Dei – Grupo adultos (dia 28, às 8h30) e CRAS Cruzeiro do Sul (dia 29, às 8h30).