Home Cidade

Números do Caged apontam que Araraquara teve mais vagas de trabalho em novembro de 2023

Contrastando com o Brasil em que o setor do comércio teve saldo positivo e despontou como atividade principal da economia, em Araraquara, a construção civil liderou a contratação de colaboradores com carteira assinada. Aqui, o comércio ficou em segundo lugar por conta da instabilidade da economia.

16
Setor da construção civil apontado como o que mais contratou em novembro na cidade

Araraquara, de acordo com o que o governo chama de novo Caged, criou 81 novos postos de trabalho, com carteira assinada, em novembro, penúltimo mês do ano de 2024. O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), para fazer tais apontamentos se baseia em dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, neste caso, a informação foi dada nesta sexta-feira (27).

De acordo com o relatório, há uma diferença entre contratados (3.212) e demitidos (3.131) dentro do mercado formal de trabalho. O apontamento em novembro se baseia logicamente na necessidade do comércio se preparar para as vendas de final de ano. Daí a criação de 81 novas vagas.

Ainda assim o setor da construção civil foi o que mais contratou – 116 novos admitidos, antevendo finalizações de obras e preparativos para novos projetos a partir do começo de 2025. O comércio, mesmo com o Natal à vista, em novembro ficou em segundo lugar com 114 e Serviços em terceiro com 49 contratações.

Curiosamente, pelo fato da Indústria estar encerrando o ciclo anual de produtos fabricados, envolvendo diretamente todos os setores, foi a área que mais dispensou colaboradores, fechando o relatório com 172 dispensas. Normalmente, o setor retoma sua capacidade produtiva no final de março, período pós-carnaval.

O agronegócio com o encerramento de algumas colheitas entrou em queda, fechando 26 vagas, o que também é perfeitamente normal; o quadro para o agro começa a melhorar após a passagem do primeiro trimestre. São ciclos que não sofrem tanta variação empregatícia, mas demonstra em linhas gerais que houve um retrocesso do setor econômico, dada a insegurança provocada pelo grau de instabilidade das ações impostas pelo Governo.

Tanto é que, os dados relacionados ao ano de 2024, apresentam divergências em relação a 2023; a época foram criadas 407 e o comércio teve papel significativo com a abertura de 190 postos de trabalho, com cerca de 50 menos, em novembro de 2024.