Home Ferroviária

Guerreirinhas Grenás terminam ano em alta e com títulos inéditos na categoria Sub-17

Performance da equipe durante o ano foi significativa pois do Sub-12 ao Sub-20, foram conquistados sete títulos de nove finais disputadas. O Sub-17, venceu seis ao longo da temporada.

13
Excelente o comportamento das categorias inferiores do futebol feminino

O ano de 2024 foi especial para as categorias de formação das Guerreirinhas Grenás. Ao longo da temporada, do Sub-12 ao Sub-20, foram conquistados sete títulos de nove finais disputadas, com destaque para a categoria Sub-17, vencendo seis.

LIGA DE DESENVOLVIMENTO SUB-16

A primeira conquista aconteceu em abril com o bicampeonato da Liga de Desenvolvimento Sub-16. A equipe comandada pelo treinador Anderson Clayton obteve cinco vitórias nos cincos jogos disputados, marcando 11 gols e sofrendo apenas um. A atacante e capitã, Gabi Pusch, foi a artilheira da competição, anotando três gols.

O título garantiu vaga para a disputa da Fiesta CONMEBOL Evolución, que acontece anualmente no Paraguai. Nesta disputa, a categoria também garantiu o bicampeonato, repetindo o feito de 2022.

Na primeira fase, as Guerreirinhas Grenás ficaram no Grupo B, ao lado de Liverpool-URU, Madeira Club Lara-VEN, Independiente del Valle-EQU e Colo Colo-CHI.  A equipe araraquarense venceu três jogos e empatou apenas um, ficando em segundo na chave.

Já na fase semifinal, as Guerreirinhas enfrentaram a Liga Vallecaucana-COL, primeira colocada do Grupo A. Em partida equilibrada, as equipes empataram em 1 a 1 no tempo normal, mas o time grená levou a melhor nas penalidades, vencendo por 7 a 6.

As Guerreirinhas enfrentaram o Independiente Del Valle-EQU e venceu pelo placar de 2 a 0, em partida realizada no campo da CONMEBOL, em Luque. Ao todo, foram 11 gols marcados e apenas um sofrido. A atacante Julia Rosado foi a artilheira da equipe, marcando três gols. O título rendeu vaga para o Encontro Internacional CONMEBOL, em Doha, no Catar.

ENCONTRO INTERNACIONAL CONMEBOL SUB-16

No país asiático, o primeiro compromisso foi diante da equipe local, Al Sadd SC I, e golearam pelo placar de 9 a 0. No duelo sul-americano diante do Independiente Del Valle-EQU, venceu pelo placar de 1 a 0. Por fim, enfrentou o Al Sadd SC II e, em nova goleada, derrotou o adversário por 12 a 0. A artilheira da equipe foi a atacante Gabi Pusch, sendo autora de seis gols.

PAULISTA FEMININO SUB-17

Outro título memorável foi a conquista inédita do Paulista Feminino Sub-17.  As Guerreirinhas Grenás somaram 8 vitórias, um empate e uma derrota nos 10 jogos disputados, marcando incríveis 52 gols e sofrendo apenas dois. A meio-campista Nogueira terminou como artilheira da equipe e da competição com 10 gols marcados, seguida de Gabi Pusch, com oito.

A conquista do título coroou um feito inédito para o futebol feminino de São Paulo, principalmente para a cidade de Araraquara. A Ferroviária se tornou o primeiro clube a conquistar todos os títulos estaduais promovidos pela Federação Paulista de Futebol, somando categorias de formação e profissional: Paulista Feminino (2004, 2005 e 2013 – Profissional), Copa Paulista (2023 – Profissional), Paulista Sub-15 (2022), Paulista Sub-17 (2024) e Paulista Sub-20 (2022-2023).