Home Cidade

Araraquara perde nesta sexta o advogado Wellington Pinto, ex-vereador e ex-presidente da Ferroviária

Foi em 1971, durante seu mandato de presidente, que Wellington conseguiu juntamente com o prefeito Rubens Cruz comprar o Estádio da Fonte Luminosa para a Ferroviária; o estádio pertencia ao Estado e seria vendido à Fepasa. Wellington será sepultado às 16h30 desta sexta.

45
Wellington será sepultado no final da tarde desta sexta

Morreu nesta sexta-feira (03) em Araraquara aos 90 anos de idade o advogado José Wellington Pinto, um dos mais brilhantes profissionais do Direito na história da cidade e região. Wellington, como era tratado na sua atividade e no relacionamento com a comunidade, teve participação significativa no desenvolvimento do município a partir dos anos 60.

Com brilhante carreira política pelo PMDB, Wellington foi vereador por cinco mandatos – 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª legislaturas – sendo eleito pela primeira vez em 1960, compondo ao lado de outros colegas nomes históricos da nossa política como – Darcy Morales, Valdemar de Santi, Hermínio Pagotto, Flávio Ferraz de Carvalho, José Pizani, Álvaro Waldemar Colino, Mário Ananias e outros.

Em 1962, Wellington foi presidente de Comissão Especial para estudar e elaborar uma tese que seria apresentada no VI Congresso Nacional de Municípios, em Curitiba, Paraná. Também em 62 foi membro de uma CE afim de trazer a fábrica da Cervejaria Antárctica para a cidade.

Curiosamente em 1964, como vereador foi membro de uma CE que visava estudar e apresentar planos definitivos que solucionassem e legalizassem o problema da Televisão em Araraquara. Era o início do sistema de retransmissão dos canais de TV na cidade, dominado pela TV Excelsior, Tupi, mais tarde Record e Globo.

Em 1975 foi membro do Conselho Administrativo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE; em 1979 e em 1981 foi indicado para integrar o Conselho Administrativo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE.

Wellington, torcedor fanático da Ferroviária onde foi presidente em 1971, onde permaneceu por quatro anos, teve pelo clube uma passagem histórica pois como presidente – adquiriu da FEPASA, o Estádio da Fonte Luminosa que tem o nome do antigo Governador Adhemar de Barros.

COMPRA DO ESTÁDIO DA FONTE

Em outubro de 1971, através de concessão, a Estrada de Ferro Araraquara deixaria de existir, passando a ser da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA). Com isso, todo o patrimônio da Fonte Luminosa e o Parque Aquático pertenceriam a nova sociedade anônima.

Porém, chegou um certo momento em que o estádio precisaria passar por reformas para melhorar as suas instalações, principalmente nas arquibancadas. Para isso, era necessário adquirir a Fonte.

Muitas tratativas aconteceram ao longo deste período e, através do presidente grená, Dr. José Wellington Pinto; do deputado federal, Aldo Lupo, e da Prefeitura de Araraquara, concretizaram no dia 29 de janeiro de 1973 a aquisição de todo o complexo da Fonte Luminosa por Cr$ 500 mil.

A solenidade contou com o prefeito Rubens Cruz e do vice José Alberto Gonçalves, além do governador do estado de São Paulo, Laudo Natel, e do Secretário de Transportes, Paulo Maluf.

Foi sem dúvida um dia de festas para a nossa cidade com muitas comemorações.

Mas foram necessários nove anos para que a Câmara Municipal de Araraquara reconhece os méritos do ex-presidente do clube, conferindo-lhe através projeto o título de Cidadão Benemérito.

A CONCEITUADA FAMÍLIA

Wellington era viúvo de Glauce Aparecida Marchi Vissali Pinto que faleceu em 2012,aos 70 anos, em consequência de diabetes, notícia que deixou consternada significativa parcela da população de Araraquara. “Dona Glauce construiu uma história de lutas pelos direitos sociais e pela justiça ao lado do marido, o advogado Wellington Pinto, com quem foi casada por mais de 50 anos”, disse . Dr. Wellington foi vereador e presidente da Ferroviária e sempre contou com a retaguarda da esposa para desenvolver suas atividades.

O casal teve dois filhos: Mário José casado com Denebe Lisboa Pinto e Ricardo José, solteiro. Deixa também dois netos.

O velório acontecerá no Memorial Fonteri, das 12:30 às 16:30, quando então o corpo será sepultado no Cemitério São Bento.

Aos familiares e amigos os sentimentos e a solidariedade do RCIA ARARAQUARA.