Home Cidade

Lapena nomeia 83 pessoas para formação da sua frente de trabalho na Prefeitura de Araraquara

Com o vazio causado pela saída de 126 pessoas que trabalhavam no governo anterior, o atual prefeito fez a reposição até aqui com 83 nomes que passam a exercer funções na Prefeitura de Araraquara. Uma das promessas de campanha foi - enxugar a máquina pública.

30
Lapena reduz o número de secretarias em Araraquara

O prefeito Lapena, do Partido Liberal, do dia 02 até 08 de janeiro, nomeou 83 pessoas para ocupação de cargos que foram deixados pelo governo anterior. Entre eles estão secretários municipais, bem como a indicação da primeira dama Daiana Carla Galli Lapena Barreto, designada para presidir o Fundo Social de Solidariedade, sem, contudo, receber salário pelo trabalho.

No total são 15 secretários para 17 pastas, pois pelo menos em duas foram acumuladas suas finalidades, caso do Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Adalberto José Ferreira que vai também acumular o Trânsito e Transportes.

Como é regra, além dos secretários e secretárias que formam o primeiro escalão do Governo, há também os coordenadores e as coordenadoras que são pessoas de confiança do prefeito e do próprio titular da pasta. Esse conceito é tratado politicamente como pessoas que se empenharam para que Lapena fosse eleito, mas cada qual tem conhecimento técnico da função que vai exercer.

Como Lapena já havia sinalizado antes das eleições seria preciso valorizar o quadro de servidores, lhes dando o devido reconhecimento pela sua capacidade de gestor. Dos secretários já empossados – quatro são servidores de carreira e os outros 11, envolvimento político e participação direta nas eleições.

Há casos ainda de candidatos que não foram eleitos e – mediante capacidade técnica foram chamados a participar da composição. A novidade neste caso fica por conta do candidato do Partido Liberal, perdedor nas eleições para prefeito em Américo, José Roberto de Andrade, que vai ocupar a função de Coordenador Executivo de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária.