O etanol brasileiro registrou avanços significativos em 2024, consolidando sua importância estratégica para a economia e sustentabilidade do país, aponta o relatório da DATAGRO.
No ano passado, o consumo doméstico teve um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, para 26,92 bilhões de litros, o equivalente ao volume de gasolina que seria necessário para substituir o biocombustível.
Esse aumento na demanda por etanolhidratado e anidro teve impacto direto na balança comercial brasileira, evitando importações de gasolina avaliadas em US$ 15,36 bilhões, um crescimento de 10,7% em comparação a 2023. Com isso, o setor ajudou a mitigar o déficit comercial e reforçou o saldo positivo do agronegócio no país.
Além do impacto econômico, o etanol contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, consolidando o Brasil como líder global no setor de biocombustíveis. Essa expansão reforça a posição brasileira no mercado internacional e diminui a dependência de combustíveis fósseis importados.
Mais informações estão disponíveis no Relatório VIP na seção de análises do portal DATAGRO.