Inflamação aguda do revestimento do estômago e dos intestinos, a gastroenterite tem chamado a atenção da população por conta de um recente surto de infecções no litoral paulista, noticiado em nível nacional pela imprensa.
Segundo o gastroenterologista da Unimed Araraquara, Dr. Guilherme Haddad, essa situação ocorre, principalmente, pelo acúmulo de pessoas e, consequentemente, uma queda no saneamento básico.
“Esses casos, muitas vezes, vão levar a vários episódios de diarreia e vômitos, que podem vir, ou não, associados à febre e mal-estar. Então, para isso, é muito importante a hidratação, o uso de probióticos e, se você se sentir muito debilitado, procure um serviço médico”, comenta.
Assim, dentro desse contexto, o especialista pontua que o melhor caminho é a prevenção, com atos simples como lavar as mãos com água e sabão após ir ao banheiro ou tocar objetos públicos, por exemplo.
“Outra dica é evitar alimentos que possam estar contaminados, como frutos do mar e peixes. Priorize água mineral e cuidado com os gelos de origem desconhecida. Acompanhe também a situação do munícipio em relação a qualidade das praias. Cuidem-se”, finaliza.