Home Cidade

Questão técnica no projeto faz Prefeitura suspender licitação para construção do CT de futebol feminino

De acordo com a Prefeitura o investimento de R$ 34 milhões feito pela Petrobras, necessário para a execução da obra não estava previsto no orçamento de 2025 e, por isso, será submetido à votação na Câmara Municipal nesta terça-feira.

77
Prefeito Edinho exibindo documento que garante criação do CT no Pinheirinho e que agora volta para aprovação da Câmara

Parte da sessão da Câmara Municipal de Araraquara nesta terça-feira (28) será tomada para apreciação da decisão da Prefeitura Municipal em suspender a licitação que visa a construção do Centro de Treinamento (CT) do futebol feminino, no Parque do Pinheirinho, em parceria com a Petrobras. Os vereadores vão apreciar a matéria que foca uma análise técnica mais profunda, ainda que já aprovada no ano passado.

Como se sabe o município tomou a decisão, apenas temporariamente; a licitação é para a construção de um CT (Centro de Treinamento) destinado ao futebol feminino no Parque do Pinheirinho, modalidade esportiva que tem se destacado no futebol brasileiro e por extensão – sul-americano. O investimento é de R$ 34 milhões pela Petrobras, a estrutura deverá ser a primeira do País.

No final do ano, visando colocar Araraquara entre as cidades candidatas a serem sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino a ser disputada no Brasil em 2026, o então prefeito Edinho Silva buscou acelerar a aprovação do projeto, do convênio e dos recursos destinados pela Petrobras, prevendo a abertura da licitação através do atual prefeito Lapena, já em 17 de fevereiro.

Em sua nota de esclarecimento enviada no sábado (25) ao RCIA, a Prefeitura Municipal esclarece que a suspensão ocorreu devido a questão técnica relacionada ao orçamento. “O crédito necessário para a execução da obra não estava previsto no orçamento de 2025 e, por isso, será submetido à votação na Câmara Municipal na próxima terça-feira (28).

No entanto, segundo o Governo Lapena, a “suspensão é apenas uma medida temporária para ajustar o processo e garantir a viabilidade jurídica e financeira do projeto. Reforçamos que, em nenhum momento, a Prefeitura cogitou desistir desta iniciativa, que é fundamental para o desenvolvimento do esporte feminino e para o fortalecimento da inclusão social no município. ”

Mais adiante, a nota tranquiliza a todos: “A expectativa é de que, com a aprovação do crédito pela Câmara, o novo edital seja publicado até quinta-feira, 30 de janeiro, permitindo a continuidade da obra sem prejuízos ao cronograma inicialmente planejado. Reafirmamos nosso compromisso com o avanço do esporte feminino e com a concretização deste projeto essencial para Araraquara”.