
Suposta represália à iniciativa do prefeito Lapena que havia protocolado nesta quarta-feira (23) projeto na Câmara Municipal para trocar o nome da Avenida 8 de Janeiro por Avenida Papa Francisco, que faleceu no final de semana, a vereadora do PT Maria Paula Vieira, criou polêmica horas depois pedindo a retirada do nome de Carvalho Filho da conhecida e popularesca “Rua Zero”. A via pública em questão também seria denominada – Rua Papa Francisco, uma disputa infantil e desnecessária.
O documento enviado pelo prefeito à Câmara exigia a revogação da a Lei nº 10.922, de 13 de setembro de 2023 que criou a Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia, sancionada pelo prefeito Edinho Silva, em ato realizado simbolicamente no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no final da pandemia. Assim ele dava, quase dois anos atrás, nome à via pública conhecida como estrada municipal ARA-250.
Para justificar a nomenclatura de 8 de Janeiro, Edinho destacava em sua proposta que a data fora marcada pela invasão e depredação da sede dos Três Poderes em Brasília; um ataque à democracia sem precedentes na história brasileira, segundo ele, pois naquele dia, o Presidente Lula cumpria agenda em Araraquara, onde esteve para inspecionar a tragédia causada pelas fortes chuvas do final de dezembro de 2022. Diante dos acontecimentos, o Presidente instituiu um gabinete de crise no Paço Municipal e editou um decreto que permitiu a intervenção federal na segurança do Distrito Federal”, lembrou o ex-prefeito na solenidade.
Avesso ao ato de Edinho, e, sensibilizado à comoção mundial pela morte do Papa Francisco, Lapena mexeu no “vespeiro do PT”, homenageando o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana entre os anos de 2013 e 2025, conferindo o seu nome a uma via pública localizada no bairro.
“Trata-se, pois, de reconhecer não apenas um Chefe de Estado, mas um homem de fé, que marcou a história contemporânea com sua atuação pastoral voltada à preservação dos valores cristãos, da dignidade humana e da comunhão entre os povos”, justificou o prefeito atual ao protocolar o pedido na Câmara.
Três horas depois o RCIA tomou conhecimento da represália estabelecida pela vereadora petista Maria Paula Vieira, também querendo homenagear o Papa Francisco, só que para isso – agora está propondo tirar o nome de Carvalho Filho da centenária “Rua Zero”, marco do desenvolvimento populacional e econômico de Araraquara.
O Projeto de Lei Nº 128/2025, de acordo com a parlamentar “altera o nome da Rua Major Carvalho Filho para Rua Papa Francisco, localizada no município de Araraquara, que passará a denominar-se Rua Papa Francisco com início na Avenida Portugal e término na Alameda Rogério Pinto Ferraz. Ela destaca que a Prefeitura Municipal providenciará a atualização da nomenclatura nos registros oficiais e a substituição das placas indicativas no prazo de até 60 (sessenta) dias após a publicação desta lei.
Sobre os problemas que a troca de nomes poderão causar ao município e cidadãos por se tratar de uma via pública muito antiga a vereadora diz que – os endereços dos imóveis situados na via referida ficam automaticamente atualizados, devendo os órgãos públicos e concessionárias de serviços essenciais serem comunicados pela Prefeitura para fins de adequações cadastrais, sem ônus aos moradores.
Mais tarde, o prefeito Lapena voltou atrás – mantendo por enquanto “8 de Janeiro – Vitória da Democracia” – e em nota informou que o projeto de alteração do nome da rua Papa Francisco foi retirado após decisão do governo municipal de realizar um estudo mais aprofundado sobre outras possibilidades. A medida visa garantir que qualquer mudança atenda de forma mais ampla aos interesses da população.
Já sobre a polarização criada pela vereadora que pede a retirada de Carvalho Filho da Rua Zero, o prefeito Lapena foi enfático: “A Prefeitura reforça que a decisão de aprovar ou não essa proposta cabe exclusivamente aos vereadores, sendo uma discussão do Poder Legislativo. O governo municipal não irá se envolver nesse debate.