
Foi protocolado neste final de semana na Câmara Municipal de Araraquara projeto de lei assinado pelos 18 vereadores visando incorporar o nome do Papa Francisco à Alameda Paulista, na Vila Xavier. Seguiria como Alameda Paulista, porém com a inserção de Papa Francisco, fechando a denominação.
Assim, diz o documento – a Alameda Paulista passaria a ter outra denominação – Alameda Paulista Papa Francisco, que pouco alteraria ou mudaria o hábito das pessoas para identifica-la, pois virou tradição dizer: Alameda Paulista. A mudança passa a ser analisada a partir desta terça-feira (13), quando os vereadores estarão reunidos. A proposta é simples mas tem que passar por todas as comissões da Casa.
Introduzir o nome do Papa Francisco em alguma via pública, quando ele ainda estava sendo velado e exposto à visitação pública no Vaticano passou a ser visto como despreparo político, e, a reparação foi feita com o Governo Lapena retirando o pedido para que Francisco substituísse a Avenida 8 de Janeiro, referência aos caos supostamente influenciado pela Direita política.
Em represália a vereadora petista Maria Paula Vieira fez uma outra proposta – colocar o nome do papa em via pública cuja denominação homenageia Carvalho Filho, político de enorme influência na época dos coronéis em Araraquara. Visto o embaraço como revanche, ela se viu também obrigada a retirar o pedido.
O bom senso agora é aplicado após o entendimento dos vereadores sobre a primeira fase dita pelo novo Papa Leão XIV, tão logo foi eleito, em sua mensagem inaugural: “A paz esteja com todos vocês”, quase que a se referir a necessidade do diálogo, objetivando a comunhão de ideias que beneficiem suas comunidades e não provoquem arrogâncias desnecessárias.
JUSTIFICATIVA ASSINADA POR TODOS OS VEREADORES
