
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novos avisos de geada e onda de frio que devem afetar extensas áreas das regiões Sul e Sudeste até a próxima sexta-feira (4). Os alertas incluem riscos de perdas agrícolas e impactos à saúde da população em razão das temperaturas persistentemente baixas.
Os avisos de geada tiveram início à 0h01 desta quarta-feira (02); dois desses alertas foram classificados com grau de severidade perigo, indicando risco de perdas significativas em lavouras, com temperaturas mínimas previstas entre 3 °C e 0 °C. As áreas mais críticas abrangem o Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental, Centro Oriental, Noroeste e Nordeste Rio-grandense, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Sul Catarinense.
Outro aviso de geada, considerado de perigo potencial, atinge uma área ainda mais ampla, incluindo também o Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e diversos pontos do Paraná, como o Sudeste Paranaense. Nessas regiões, a previsão indica risco leve de danos às plantações, com temperaturas que podem chegar a 3 °C.
Desde segunda-feira (30), uma onda de frio vem se intensificando e deve persistir até o final da semana. O Inmet publicou dois alertas específicos sobre esse fenômeno. O primeiro, de perigo, teve início na manhã de segunda e segue até esta quarta-feira (3). Ele abrange praticamente todo o Sul do Brasil, alcançando áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com queda acentuada nas temperaturas.
Já o segundo aviso de onda de frio, com grau de severidade perigo potencial, começou na manhã de terça-feira (1º) e se estende até as 10h de sexta-feira (4). O instituto ressalta leve risco à saúde, devido a temperaturas até 5 °C abaixo da média por períodos de dois a três dias consecutivos. Entre as áreas afetadas estão regiões populosas do Sudeste, como Campinas, Bauru, Piracicaba, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba Paulista e o Litoral Sul Paulista. O alerta também inclui partes do Paraná, de Santa Catarina e do interior paulista.