
A Santa Casa de Araraquara confirmou nesta sexta-feira (25) que familiares de Maria Eduarda Garcia Borelli autorizaram a doação de seus órgãos, tão logo tiveram confirmada a morte encefálica da jovem de 20 anos, internada no hospital desde o último domingo (20). Um gesto nobre, comentaram os profissionais, que participaram dos protocolos de retirada, impostos pelo sistema nacional de transplantes.
Maria Eduarda, a Duda ou simplesmente Dú, foi vítima de acidente automobilístico na madrugada de domingo (20), sendo levada do local onde ocorreu o capotamento do veículo dirigido pelo marido – Via Expressa – para o Serviço de Urgência e Emergência, daí para o Centro Cirúrgico e UTI, onde permaneceu por quatro dias.
A captação dos órgãos – oitava no ano feita na Santa Casa – aconteceu na quinta-feira, quando foi acionada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), cuja responsabilidade especifica é identificar prováveis doadores, dialogando com a família e cuidando do processo de captação.
Uma equipe médica, especializada veio de Ribeirão Preto, sentindo-se sensibilizada com a decisão dos familiares de Duda.