
A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara através da Educação Continuada e Permanente realizou uma dinâmica com base no protocolo de hemotransfusão aos colaboradores em dias da semana passada, nas dependências da instituição.
O objetivo da dinâmica foi a educação e disseminação do protocolo de hemotransfusão, através de perguntas voltadas aos cuidados pré, durante e pós-infusão, envolvendo todos os colaboradores que participam do processo entre eles os médicos, biomédicos e também a equipe de enfermagem.
Nas perguntas da dinâmica os assuntos abordados foram o tempo de infusão, a retirada da bolsa, a reação transfusional: o que fazer e como anotar e o transporte correto da bolsa.
Segundo a coordenadora da Educação Permanente e Continuada, Gilcléia Gama de Freitas este treinamento é muito importante aos colaboradores para garantir a segurança no atendimento aos pacientes dos 24 municípios, dos quais a Santa Casa oferta atendimento. “O treinamento em hemotransfusão é fundamental no ambiente hospitalar para garantir a segurança do paciente, minimizar riscos de reações adversas e assegurar a correta administração dos hemocomponentes” finaliza.