Home Cultura e Lazer

Sem dinheiro, Prefeitura de Araraquara diz que não vai realizar o Festival Internacional de Dança

A decisão, diz a prefeitura, foi tomada com muito pesar, diante da falta de recursos financeiros suficientes para garantir a realização do evento com a qualidade e o respeito que ele merece.

164
Festival Internacional de Dança, uma das expressões mais fortes da nossa cultura artística

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, informou em nota nesta quarta-feira (06) que, excepcionalmente neste ano, a 25ª edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara – FIDA – não será realizada. Para o meio cultural o anúncio apanhou a todos de surpresa.

A decisão, diz a prefeitura, foi tomada com muito pesar, diante da falta de recursos financeiros suficientes para garantir a realização do evento com a qualidade e o respeito que ele merece. Apesar dos esforços da administração municipal em buscar alternativas e parcerias, não foi possível viabilizar os investimentos necessários para a execução do festival em sua totalidade.

A Prefeitura, no entanto, reforça que reconhece plenamente a importância do FIDA, tanto para o setor cultural quanto para o desenvolvimento artístico. O festival sempre foi uma referência no cenário da dança e da cultura, valorizando artistas locais, nacionais e internacionais, e contribuindo significativamente para o acesso à arte e à formação de público.

“Por isso, a administração municipal compartilha da tristeza de todos os envolvidos – artistas, produtores, público e apoiadores – e reafirma o compromisso de continuar trabalhando para que, nos próximos anos, o FIDA possa voltar a acontecer com força total”, segue o documento.

A nota se encerra de forma explicativa: “A cultura é um dos pilares da construção de uma cidade mais humana, criativa e diversa. E mesmo diante das dificuldades, continuaremos buscando caminhos para fortalecer as políticas culturais de Araraquara.”