
Nesta segunda-feira (11), a Guarda Civil Municipal de Araraquara reforçou seu compromisso com a segurança viária ao atender um acidente entre duas motocicletas no cruzamento da Rua Marina Corrêa Falcão com a Avenida Pablo Picasso.
Durante o atendimento, os agentes constataram que um dos condutores, J.H.C. de 32 anos apresentava sinais claros de embriaguez e se recusou a realizar o teste do bafômetro. Amparada pelo art. 165-A do Código de Trânsito Brasileiro e pelo art. 277, § 3º do CTB, a equipe conduziu o suspeito ao Plantão Policial. O cidadão passou por exames clínicos que comprovaram a embriaguez, confirmando a alteração da capacidade psicomotora.
Dirigir sob influência de álcool reduz drasticamente os reflexos, prejudica a coordenação motora e a capacidade de julgamento, aumentando de forma significativa o risco de colisões graves e mortes no trânsito. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que o consumo de álcool antes de dirigir está entre as principais causas de acidentes fatais no mundo.
Após os procedimentos legais, o indivíduo foi autuado e encaminhado à Cadeia Pública de Rincão, em mais uma ação eficiente que reforça o papel da GCM como força protetora e amiga da população, coibindo condutas que colocam vidas em risco.