Home Cidade

João Clemente espera liberação do TSE para assumir vaga deixada por Sponton, cassado nesta segunda

Bacharel em Direito, João Clemente, 34 anos de idade, assume a vaga de vereador deixada pelo cassado Emanoel Sponton - provavelmente nesta terça-feira - quando haverá sessão ordinária no Legislativo. Desde abril ele vinha ocupando o cargo de subsecretário da Promoção e Defesa dos Direitos Humanos a convite do Prefeito Lapena.

94
João Clemente era suplente no Progressistas em Araraquara

João Paulo Clemente Júnior, ou simplesmente João Clemente, integrante de uma das famílias tradicionais de Araraquara, membro do Progressistas, deve assumir na Câmara Municipal a cadeira deixada pelo colega de partido, Emanoel Sponton, nesta segunda-feira (18). O seu nome já foi comunicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A carreira política de Clemente é relativamente curta: foi candidato a vereador pela primeira vez em 2016 pelo Rede Sustentabilidade, tendo 1.307 votos, porém não conseguiu a cadeira.

Tentou novamente quatro anos, agora pelo PSDB, obtendo a vitória 1.127 votos, resultado menor que o anterior. Em 2024 com votação menor ainda, ficou como suplente no Progressistas, que era coordenado em Araraquara pelo vice-prefeito de Edinho Silva, Damiano Neto.

Com a saída de Sponton, a vaga aberta na Câmara Municipal passou para ele, tendo que deixar o cargo de subsecretário da Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no Governo Lapena. A nomeação aconteceu em abril, quando já se previa a cassação, sendo uma forma de ser o substituto dentro da base no Legislativo.

Nesta segunda-feira (18) concluída a sessão de cassação, Rafael de Angeli, disse que a posse de Clemente deve ocorrer nas próximas horas, no entanto é preciso respeitar as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já foi comunicado sobre o ocorrido na Câmara Municipal de Araraquara.

O vereador que retorna ao ninho espera ser empossado nesta terça-feira (19) quando vai acontecer sessão ordinária.