
João Paulo Clemente Júnior, ou simplesmente João Clemente, integrante de uma das famílias tradicionais de Araraquara, membro do Progressistas, deve assumir na Câmara Municipal a cadeira deixada pelo colega de partido, Emanoel Sponton, nesta segunda-feira (18). O seu nome já foi comunicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A carreira política de Clemente é relativamente curta: foi candidato a vereador pela primeira vez em 2016 pelo Rede Sustentabilidade, tendo 1.307 votos, porém não conseguiu a cadeira.
Tentou novamente quatro anos, agora pelo PSDB, obtendo a vitória 1.127 votos, resultado menor que o anterior. Em 2024 com votação menor ainda, ficou como suplente no Progressistas, que era coordenado em Araraquara pelo vice-prefeito de Edinho Silva, Damiano Neto.
Com a saída de Sponton, a vaga aberta na Câmara Municipal passou para ele, tendo que deixar o cargo de subsecretário da Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no Governo Lapena. A nomeação aconteceu em abril, quando já se previa a cassação, sendo uma forma de ser o substituto dentro da base no Legislativo.
Nesta segunda-feira (18) concluída a sessão de cassação, Rafael de Angeli, disse que a posse de Clemente deve ocorrer nas próximas horas, no entanto é preciso respeitar as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já foi comunicado sobre o ocorrido na Câmara Municipal de Araraquara.
O vereador que retorna ao ninho espera ser empossado nesta terça-feira (19) quando vai acontecer sessão ordinária.