
A Embraer, uma das líderes globais na indústria aeroespacial, anunciou oficialmente nesta sexta-feira (29) sua primeira participação na MSPO, principal exposição internacional da indústria de defesa da Polônia, que acontece em Kielce de 2 a 5 de setembro. Como parte de sua crescente presença na Europa, a Embraer promoverá a sua aeronave multimissão de última geração, o KC-390 Millennium, para a Polônia e principais stakeholders da região no Hall 1 (Estande E18). A aeronave é fabricada na Embraer que mantém fábrica em Gavião Peixoto, distante cerca de 36 Km de Araraquara.
“Estamos entusiasmados em participar da MSPO pela primeira vez. Este evento reconhecido representa uma excelente oportunidade para fortalecer os laços de parceria e cooperação que nos unem aos poloneses. Consideramos a Polônia uma nação com uma rica e distinta tradição aeroespacial, além de um membro importante da OTAN”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Embraer segue comprometida em promover uma colaboração significativa com a indústria de defesa polonesa, e acreditamos que o KC-390 Millennium pode desempenhar um papel fundamental no aprimoramento das capacidades regionais e da interoperabilidade”.
A participação da Embraer na MSPO reafirma seu compromisso de desenvolver uma cooperação de longo prazo com a indústria de defesa e polonesa aeroespacial. A empresa está construindo um ecossistema europeu robusto em torno do KC-390, promovendo sinergias em áreas como treinamento, manutenção, reparo e revisão (MRO em inglês) e pesquisa e desenvolvimento. Esta iniciativa não só fortalece as capacidades de defesa em toda a Europa, mas também promove a interoperabilidade estratégica entre as nações aliadas.
A presença da Embraer na Polônia ressalta sua visão estratégica para a Europa, onde o KC-390 rapidamente tem se tornado a plataforma de transporte tático preferida entre os países da OTAN. Ao investir em parcerias e inovação, a Embraer busca contribuir para um cenário de defesa europeu mais integrado e resiliente.
Desde que iniciou a operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium demonstrou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação prevê uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%. Até o momento, a aeronave do século 21 foi escolhida por 11 Forças Aéreas em todo o mundo, incluindo oito países europeus e sete membros da OTAN.
O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de média porte e voa mais rápida (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave também pode ser ajustada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), tanto como reabastecedor quanto como receptor, neste caso de recebimento de combustível de outro KC-390, utilizando pods instalados sob as asas.