
O presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, esteve nesta terça-feira (16) em Brasília cumprindo uma série de compromissos voltados ao fortalecimento do setor canavieiro.
Entre os principais pontos da agenda, destacou-se a participação em reunião sobre a Lei de Cultivares, tema considerado estratégico para os produtores, uma vez que busca modernizar a legislação e ampliar a segurança jurídica no uso das variedades de cana-de-açúcar. Luís Henrique foi designado a coordenar esse tema para a Federação de Plantadores de Cana do Brasil – FEPLANA.
Em seguida, esteve presente na inauguração do escritório da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) na capital federal, espaço que será utilizado para melhor acompanhamento das pautas legislativas e na representação política da entidade junto ao Congresso Nacional.
Na sequência, participou da reunião do Conselho Deliberativo da Orplana, onde foram debatidos assuntos de grande relevância para o setor, como a revisão do Consecana, a Resolução da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo sobre controle de incêndios em áreas agrícolas, além do acompanhamento das principais atividades legislativas relacionadas ao agronegócio que tramitam no Congresso.
O presidente da Canasol também esteve em reunião com deputados federais para reforçar a importância da aprovação da Lei de Cultivares na Câmara dos Deputados, onde estavam presentes os deputados Alceu Moreira que é relator do projeto, Lupion Filho presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, além de Sérgio Souza e o Coronel Meira. Luís Henrique defendeu a necessidade de avanços que garantam maior competitividade e sustentabilidade à cadeia produtiva do Agro.
Com a agenda em Brasília, Luís Henrique reforçou o papel da Canasol na defesa dos interesses dos produtores de cana-de-açúcar, destacando que a atuação conjunta das entidades do agronegócio é fundamental para assegurar conquistas e dar voz ao setor em âmbito nacional.