Home Cidade

Soler deixa o comando da Guarda Municipal e diz que não compactua com perseguições a servidores

Comandante da Guarda Municipal é exonerado do cargo e faz críticas ao secretário da Segurança Pública referindo-se à mentiras e distorções em programas sérios e fundamentais. Também menciona - situações que segundo ele - ferem o interesse público, não se alinhando à missão da Guarda Municipal.

148
Ex-comandante na sua saída escancara críticas à administração de governo

Com uma nota que aparentemente chega a constranger os princípios do bom relacionamento pessoal e profissional, Danilo Soler, então comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), justifica sua saída do órgão e cuja exoneração foi publicada nesta quinta-feira (18) nos atos oficiais do município. O profissional vinha exercendo uma das funções mais importantes dentro da corporação e sua saída causou surpresa.

“Minha saída do cargo não está vinculada a questões técnicas ou de desempenho, mas sim a princípios que sempre norteiam minha vida pública e profissional: Não aceitei praticar ou compactuar com perseguições a servidores; situações que ferissem o interesse público ou não estivessem alinhadas à missão da GCM; a lógica da vaidade política, que não deve se sobrepor ao trabalho sério e ao compromisso com a sociedade, mentiras e distorções em programas sérios e fundamentais, como a Patrulha Maria da Penha, o Câmera Cidadã e a Muralha Paulista, que devem ser tratados com a verdade e transparência que a população merece”, destacou Soler.

Ele argumenta ainda que – sua saída não significa afastamento do compromisso com a segurança pública, reafirmando que princípios e valores não podem ser negociados. Essa declaração deixa a corporação em situação extremamente conflitante com seus princípios estatutários e regimentais.

Curioso é que Soler afirma que – que toda a cadeia de comando formada por cargos de carreira — incluindo Subcomando, Corregedoria e Inspetores — também está pedindo exoneração a pedido, em solidariedade e em defesa dos mesmos princípios e por não corroborarem com a postura do atual secretário. No entanto, só a sua saída teria sido publicada.

NOTA À IMPRENSA

Questionada sobre a exoneração do comandante, a Secretaria de Segurança Pública com o aval da Prefeitura de Araraquara enviou ao RCIA uma nota bastante sucinta:

“A Prefeitura Municipal de Araraquara informa que o cargo de Comandante da Guarda Civil Municipal é de função de confiança do Secretário da pasta – Secretaria de Segurança Pública, e sua nomeação ou dispensa é de responsabilidade exclusiva de seu representante – Cel. Adalberto José Ferreira.

Vale ressaltar que o servidor Danilo Soler segue integrando o quadro da GCM, apenas não exerce mais a função de comando. O nome do novo comandante será definido e anunciado em breve.”