Home Cultura e Lazer

Autor araraquarense Rodrigo Vulcano faz oficina de microcontos e lança livro neste sábado (20), no Sesc

Ambas as atividades são gratuitas e ocorrem em períodos opostos do dia

70
O araraquarense Rodrigo Vulcano (Foto: DIvulgação)

O escritor e produtor cultural araraquarense Rodrigo Vulcano comanda, neste sábado (20), duas atividades gratuitas no Sesc Araraquara. Essas ações fazem parte do projeto “Olhares Acrobáticos “.

Pela manhã, às 10h30, ele ministra a oficina gratuita “Mil e uma Ideias em até 140 Caracteres”, em que os participantes serão convidados a criar textos concisos a partir de haicais e microcontos, explorando a criatividade em até 140 caracteres.

À tarde, das 14h às 16h, no SESC Araraquara, acontece o lançamento de seu livro “Projeto das ilusões perdidas”, que integra a programação cultural dedicada a incentivar a literatura e estimular novos olhares sobre a escrita.

Na obra, Vulcano convida o leitor a uma jornada poética marcada pela delicadeza e pela intensidade. O livro entrelaça fragmentos de memória, afetos e questionamentos sobre o tempo, os desejos e as pequenas rupturas do cotidiano, propondo uma escrita que oscila entre a simplicidade e a profundidade.

A iniciativa é uma realização da Unesp (via CAC e Proec), em parceria com o Sesc Araraquara e apoio da Prefeitura Municipal.

Com uma carreira literária consolidada, Rodrigo Vulcano é autor de obras como A Menina com Sorriso de Orelha a Orelha (2021), Doses Homeopoéticas (2020), Embrulha pra Viagem (2020) e A Alma do Pensamento (2005). Além da literatura, Vulcano também atua no audiovisual e na criação de projetos culturais e educativos, tendo sido premiado na Jornada Infâncias Plurais do Itaú Cultural e no ProAC pelo roteiro do curta-metragem “João no Reino de Papelão”.

O autor também integrou o Coletivo Brasil-Portugal em 2019, levando oficinas literárias para escolas portuguesas, e foi finalista do Festival Rádio MEC com a música “Amar sem Medidas”. Seu currículo inclui ainda a criação de projetos culturais como “De Cara no Mur(r)o”, “Quando Viu, Já Foi”, “Em Alto e Bom Som!”, “(In)visíveis” e “#TÁTUDOBEM?”. Também é idealizador do projeto Cine Bijou, mostra de cinema infantil de Araraquara.