Home Destaques

Do tatame de Araraquara para o Pan-Americano: Kakau vai em busca do ouro neste final de semana

A jovem karateca de 16 anos representa o Brasil na categoria Kata em competição em Lima, no Peru

178
Kakau ao lado do sua maior inspiração: o tricampeao mundial de karate Aguinaldo dos Santos, seu treinador e pai

A araraquarense Kauane da Silva Santos, conhecida como Kakau, de apenas 16 anos, vai em busca do título mais importante de sua jovem carreira: o Campeonato Pan-Americano de Karatê UPK 2025, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro, em Lima, no Peru. Ela ganha o tatame no domingo.

A competição, organizada pela União Pan-Americana de Karatê Do (UPK), será realizada no Coliseu Liceo Naval Contralmirante Montero, em San Miguel, reunindo os melhores atletas do continente.

Kakau conquistou a vaga após garantir a medalha de ouro na seletiva nacional, disputada em setembro, em Aracaju (SE). A vitória na categoria Kata mostrou toda a sua técnica, disciplina e concentração.

O talento da jovem atleta é desenvolvido sob orientação do pai, o Sensei Aguinaldo dos Santos, tricampeão mundial e treinador da seleção paulista, que acompanha cada passo da filha.

Além de competir, Kakau também atua como monitora de karatê na Academia Aguinaldo dos Santos e no Instituto Fábrica de Vencedor, levando adiante o espírito de compartilhar conhecimento e inspirar novos talentos.

Com uma trajetória já marcada por grandes resultados — cinco títulos paulistas, campeã brasileira em 2019 e tricampeã da Copa São Paulo —, Kakau agora se prepara para o maior desafio de sua carreira. Confiante, ela afirma: “Vou dar o meu máximo para representar bem minha cidade, meu estado e o Brasil. Quero trazer essa medalha para todos que acreditam em mim”.