
A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (ARES) acatou o pedido feito pelo DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e autorizou o órgão a aumentar o valor cobrado pelos serviços que presta em Araraquara, no fornecimento da água, bem como, em todos os demais serviços.
O aumento já foi publicado nos atos oficiais do município na quinta-feira (02) e será da ordem de 2,82%. Os novos valores – aprovados pelo Conselho – serão aplicados em todas as categorias e faixas de consumo, diz o documento estampado nos Atos Oficiais. O aumento aprovado pela agência reguladora Ares-PCJ teve o aval do Conselho Municipal de Saneamento Básico, em Araraquara.
Os novos valores estabelecidos na Resolução somente serão praticados pelo DAAE após 30 dias da publicação desta Resolução, na íntegra, na imprensa oficial ou em jornal de circulação no Município de Araraquara, conforme determina o art. 39, da Lei Federal nº 11.445/2007, respeitando o período mínimo de 12 (doze) meses do último reajuste tarifário.
O DAAE em sua proposta, alega que é preciso praticar uma composição de custos, tanto é que todos os serviços terão valores ampliados como aferimento de hidrômetro, cancelamento de ligação, ligação de água, ligação de esgoto, ligação de água e esgoto e mudança de ligação.

Ocorre que em maio, o DAAE já havia aumentado o valor da tarifa do lixo em 4%, alegando mudança no formato da sua taxa. Naquela oportunidade, o departamento enfrentava uma crise na coleta do lixo, sendo forçado a trocar a empresa concessionária. Agora, são mais 2,82% sobre o aumento anterior na questão da coleta.