Home Destaques

Ferroviária perde para o Athletic e não depende mais do seu futebol para evitar o rebaixamento

Faltando duas rodadas para acabar o campeonato a Ferroviária com um time sofrível encosta no muro da vergonha e passa a depender exclusivamente dos outros times que estão na mesma situação. Nesta segunda ela tem que torcer para o Botafogo perder para o Amazonas em Ribeirão.

54
Mineiros comemoram vitória em jogo sofrível da Ferroviária (Foto: Athletic/Divulgação)

 Foi com emoção que o Athletic conquistou uma grande vitória para se manter vivo nesta reta final de Série B do Campeonato Brasileiro. Em duelo direto contra a Ferroviária, empatava até aos 50 minutos do segundo tempo, quando Jhonatan cabeceou e deu a vitória por 2 a 1, nesta sexta-feira, na Arena Sicredi, em São João del Rei (MG), o suficiente para deixar a zona de rebaixamento e ultrapassar o concorrente na tabela.

O confronto decisivo foi pegado, mas com muitos erros técnicos, que mostram o motivo das duas equipes estarem brigando na parte baixa da tabela. O Athletic abriu o placar cedo, com Douglas Pelé, porém não sustentou a vantagem, com Carlão empatando o duelo ainda na primeira etapa. A reta final foi nervosa, tanto que nos acréscimos, Vitor Barreto fez falta dura e foi expulso, deixando o time paulista com um a menos. Na cobrança, Jhonatan subiu lá em cima e desviou de cabeça para marcar o gol salvador.

Com o resultado, o Athletic ultrapassou justamente a Ferroviária na tabela, saindo entre os quatro últimos e saltando para o 15º lugar, com 40 pontos, empatado com o rival, porém com três vitórias a mais (11 a 8). Já o time paulista fica em posição delicada faltando duas rodadas para o fim, podendo ser ultrapassado pelo Botafogo, que ainda atua na rodada, também em duelo direto contra o Amazonas.

UM LÁ, UM CÁ

Aproveitando o fator casa, o Athletic foi mais incisivo nos primeiros minutos, tanto que abriu o placar cedo, com nove minutos, quando Wellinton Torrão foi lançado na área e cruzou para o meio para Douglas Pelé completar para as redes. Repetindo a jogada, Torrão cruzou novamente, mas Neto Costa e Ronaldo Tavares não alcançaram.

A Ferroviária demorou para entrar no jogo e só equilibrou depois dos 30 minutos. Com as linhas altas, frequentou a área mineira e arriscou algumas finalizações. Até que Netinho chutou de longe, o goleiro Adriel deu rebote e Carlão aproveitou para deixar tudo igual, aos 37.

COM EMOÇÃO

O duelo voltou do intervalo brigado, com muitas disputas por espaço, principalmente no meio de campo. A Ferroviária aproveitou bem o contra-ataque e chegou a virar o marcador, com Fábio Fau, entretanto, após revisão no VAR, o gol foi anulado por toque de mão de Alencar na origem da jogada. O lance gerou protestos do time paulista.

Com o fim do jogo se aproximando, o duelo foi ficando ainda mais físico e menos técnico. Na reta final, a qualidade caiu de vez, com ambos abusando dos erros, sobretudo no último terço do campo.

Nos acréscimos, Vitor Barreto fez falta dura e foi expulso, deixando o time paulista com um a menos. Na cobrança, Jhonatan subiu lá em cima para desviar de cabeça e marcar o gol salvador para os mineiros, aos 50 minutos.

O Athletic volta a campo contra o Coritiba, no sábado (15), às 16h30, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). Já a Ferroviária encara o Athletico-PR, no domingo (16), às 16h30, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

FICHA TÉCNICA

Athletic-MG 2 x 1 Ferroviária
Fase: Única
Rodada: 36ª
Data: 07/11/2025
Horário: 19:00
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes:
Alex dos Santos (SC) e Alexandre de Medeiros Lodetti (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões Amarelos:
Athletic: Yuri, Marcelo Ajul, Cachoeira, Douglas Pelé, Jhonatan e Sidimar
Ferroviária: Lucas Rodrigues e Maycon.
Cartões Vermelhos:
Ferroviária: Vitor Barreto.
GOLS:
Athletic: Douglas Pelé 09’/1T e Jhonatan 50’/2T
Ferroviária: Carlão 37’/1T
Estádio: Arena Sicredi
Local: São João del Rei (MG)

Athletic-MG: Adriel; Douglas Pelé, Sidimar (Gabriel Indio), Marcelo Ajul (Ezequiel) e Yuri; Sandry, Jhonatan e Fernando Martínez (Alessio); Welinton Torrão (Isidoro), Neto Costa e Ronaldo Tavares (Cachoeira). Técnico: Rui Duarte
Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Maycon e Eric Melo; Ricardinho, Alencar (Tárik) e Netinho (Albano); Juninho (Vitor Barreto), Carlão e Fábio Fau (Fabrício Daniel). Técnico: Claudinei Oliveira