
Lúcia Helena Mascaro Sales, coordenadora de pesquisa do CDMF, pesquisadora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) e docente no Departamento de Química da UFSCar — foi nomeada integrante do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para período de seis anos, a partir de 5 de fevereiro. A nomeação, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 21, se dá por escolha do Governador, Tarcísio de Freitas, a partir de lista tríplice de indicações das instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado públicas e privadas.
O Conselho Superior da Fapesp é formado por 12 integrantes, sendo seis nomeações diretas do Governador e outras seis indicações das instituições de Ensino Superior e Pesquisa sediadas em São Paulo. No processo eleitoral que resultou na nomeação de Lúcia Mascaro, foram 25 instituições credenciadas, que podiam indicar eleitores (em número definido por critérios da Fapesp) e candidatos. No caso da UFSCar, além do nome de Lúcia Mascaro, foi feita a indicação de 77 eleitores, buscando contemplar todos os centros acadêmicos e pessoas com conhecimento abrangente e diversificado de processos vinculados à Fundação.
Na estrutura de gestão da Fapesp, cabe ao Conselho Superior a orientação geral da Fundação e as decisões maiores de política científica, administrativa e patrimonial. Também é sua atribuição a eleição de listas tríplices para nomeação de Presidente e Vice-Presidente da Fapesp. A composição atual e outras informações podem ser conferidas no site da Fapesp.
“A UFSCar é minha casa desde a minha graduação, e recebo agora esse reconhecimento como sendo fruto da colaboração de toda uma vida. Recebo esse reconhecimento com imensa alegria e, também, forte senso de responsabilidade”, registra Mascaro. “E esta é uma vida construída junto com amigos, colegas, nas diferentes instâncias da Universidade e, também, junto ao meu grupo de pesquisa e meus alunos. Então, não é uma conquista individual, é um desenvolvimento coletivo. Por isso, além de agradecer, eu vejo que tenho uma responsabilidade muito grande para retribuir tudo o que pude construir até hoje”, destaca.
Questionada, no primeiro momento após a nomeação, sobre temas relevantes, a pesquisadora ressaltou os investimentos na infraestrutura de pesquisa, especialmente das instituições federais, e a formação e incentivo a jovens pesquisadoras e pesquisadores. Além disso, fez questão de registrar a importância de todas as áreas de conhecimento para o País e, inclusive, da integração entre elas, “para o desenvolvimento sustentável e a inovação responsável”.
“Recebemos com felicidade a notícia e, também, com as melhores expectativas para essa oportunidade tão relevante de participação da UFSCar na reflexão e em definições sobre a Ciência no estado de São Paulo e todos os impactos desse conhecimento em diferentes âmbitos da sociedade”, comemora a Reitora Ana Beatriz de Oliveira. “Nossa indicação da professora Lúcia Mascaro e, agora, sua nomeação, refletem sua trajetória de excelência como professora e pesquisadora, a visão abrangente que tem da realidade acadêmica, e também tem especial significado por ser mais uma mulher ocupando espaço de liderança nesse cenário em nosso país”, complementa.













