Home Cidade

Interditado, Teatro Municipal deve ser reaberto em abril após ajustes no piso do palco, diz Prefeitura

Segundo a Prefeitura Municipal, os problemas identificados já no ano passado, estão relacionados à dificuldade atual do mercado em fornecer madeira de lei totalmente seca e pronta para aplicação. O teatro foi entregue reformado em 2024 e no ano passado começou a enfrentar problemas no piso do palco.

33
Empresa contratada está refazendo o ajuste no piso do Teatro

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart, decidiu interditar temporartiamente o uso do Teatro Municipal para a realização de ajustes no palco. A obra de reforma foi concluída e entregue em 2024. No entanto, já durante o uso do espaço em 2025, começaram a surgir problemas no madeiramento do piso do palco.

Assim que a Secretaria de Cultura identificou a situação, a Secretaria de Obras acionou a empresa responsável pelo contrato para que fossem tomadas as providências necessárias.

No dia 30 de janeiro, a pedido da Cultura, segue a explicação dada pela Prefeitura nesta sexta-feira (20), foi realizada uma vistoria no local com a presença de representantes da Secretaria de Cultura, de uma empresa especializada em palcos (convidada pela gestora da unidade) e com acompanhamento técnico da Secretaria de Obras. A partir dessa vistoria, foram elaborados dois documentos apontando os problemas e as medidas recomendadas, que foram encaminhados à empresa contratada.

Em 11 de fevereiro, uma nova vistoria foi feita, reunindo técnico da Cultura, o subsecretário de Obras e o responsável técnico da empresa. Na ocasião, a empresa reafirmou seu compromisso com a garantia dos serviços e materiais utilizados. O serviço prevê a retirada completa do piso do palco, o reforço da estrutura com aplicação de novos barrotes e a substituição de todas as peças comprometidas.

Os problemas identificados estão relacionados à dificuldade atual do mercado em fornecer madeira de lei totalmente seca e pronta para aplicação. Com a escassez do material, algumas peças podem apresentar empenamento ao longo do tempo, o que causa lascas e farpas.

A empresa já está no local e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até abril. As secretarias seguem acompanhando de perto a execução do serviço para que o Teatro Municipal possa retomar sua programação o quanto antes, evitando transtornos maiores e garantindo segurança para artistas, equipes e público, encerra a nota enviada pela área de comunicação da Prefeitura de Araraquara.