Home Geral

O manejo dos pulverizadores agrícolas na plantação é tema de capacitação

51
2 TRAT

É crescente o interesse dos produtores rurais na atualização dos métodos e formas de pulverização das lavouras, seguindo a legislação que torna-se cada vez mais rígida para preservação da saúde.

2 TRATO instrutor do SENAR SP, Cláudio Barbosa, abriu o ciclo de programas destinados a produtores e trabalhadores rurais e mantidos pelo órgão em Araraquara e região, realizando em fevereiro o curso de Aplicação de Agrotóxicos com Pulverizador de Barras. O programa foi desenvolvido em dois locais distintos: o auditório do Sindicato Rural de Araraquara para aulas teóricas e o Sítio Lagoa Serena, que pertence à Uniara e que mantém o curso de Agronomia. Do curso participaram os trabalhadores da Raízen.

Na abertura dos trabalhos, o instrutor destacou que “qualquer que seja o tamanho de uma área cultivada, certamente o agricultor precisa fazer aplicação de algum tipo de defensivo, pois é quase impossível que, durante o ciclo, a cultura não seja atacada por doenças, pragas e plantas invasoras”.

A RESPONSABILIDADE

As orientações, segundo o coordenador do SENAR em Araraquara, João Henrique de Souza Freitas, são justamente para dar noção técnica e capacitação ao trabalhador e ao produtor rural que se deparam com a invasão da praga em uma cultura: “Por isso existe a necessidade de se fazer o controle desses inconvenientes para alcançar uma boa produtividade. Entretanto, para proceder a aplicação do produto químico, deve-se usar um equipamento agrícola conhecido como pulverizador. Por isso a importância da realização do curso”, afirmou o coordenador.

A questão técnica de todo processo, lembrou Cláudio Barbosa, é simples, pois a principal função dos pulverizadores é fragmentar o líquido em gotas de diâmetro maior que 150 microns. No caso das pequenas propriedades rurais, a pulverização pode ser feita satisfatoriamente por meio de pulverizadores costais. Já em espaços maiores, os mais indicados são os pulverizadores de barra tratorizados, como ocorreu no curso organizado pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR Araraquara. Tamanha é a importância do programa que em março, outros dois cursos semelhantes serão realizados em Araraquara e Américo Brasiliense.