Home Cidade

Prefeitura de Araraquara cancela cavalgada por descumprimento da legislação e uso de esporas e chicotes

Durante a fiscalização realizada com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, os organizadores impediram o acesso da equipe do Bem-Estar Animal ao local, alegando tratar-se de propriedade privada.

55
Polícia Militar e Guarda Civil não tiveram acesso autorizado ao local pelos organizadores

Além da ausência da documentação obrigatória, diz a Prefeitura de Araraquara, o BEAA recebeu denúncias de possíveis irregularidades envolvendo o bem-estar do animal, como uso de esporas e chicotes, presença de animais feridos e práticas que causariam sofrimento aos equinos.

Mesmo após o cancelamento oficial e a orientação para regularização do evento, houve insistência na realização da atividade. Durante a fiscalização realizada com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, os organizadores impediram o acesso da equipe ao local, alegando tratar-se de propriedade privada. Ainda assim, os fiscais constataram, do lado de fora, indícios que confirmaram as denúncias recebidas, incluindo uso de esporas e chicotes, presença de animais com ferimentos e condução agressiva dos equinos.

A nota explicativa aponta – que o impedimento de acesso ao lugar impossibilitou a verificação de outros requisitos legais, como microchipagem, disponibilidade de água e áreas adequadas de descanso para os animais.

Também foram registrados comportamentos hostis contra as equipes de fiscalização, incluindo situações em que cavalos foram conduzidos em direção aos agentes, colocando em risco a segurança dos servidores e demais presentes, revela a nota da Prefeitura

A Prefeitura destaca que o BEAA não é contrário à realização de cavalgadas, desde que ocorram em conformidade com a legislação e com respeito ao bem-estar animal. No encerramento do texto a – Administração Municipal agradece o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar na ação de fiscalização e reforça seu compromisso com a proteção dos animais e o cumprimento das normas vigentes.

A Prefeitura de Araraquara, por meio do Bem-Estar Animal de Araraquara (BEAA), informou neste domingo (21) que a cavalgada prevista para ontem (sábado) foi oficialmente cancelada devido ao descumprimento da legislação, que exige a apresentação da lista de participantes com antecedência mínima de cinco dias para organização da fiscalização e garantia da segurança do evento.

Além da ausência da documentação obrigatória, diz a Prefeitura de Araraquara, o BEAA recebeu denúncias de possíveis irregularidades envolvendo o bem-estar do animal, como uso de esporas e chicotes, presença de animais feridos e práticas que causariam sofrimento aos equinos.

Mesmo após o cancelamento oficial e a orientação para regularização do evento, houve insistência na realização da atividade. Durante a fiscalização realizada com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, os organizadores impediram o acesso da equipe ao local, alegando tratar-se de propriedade privada. Ainda assim, os fiscais constataram, do lado de fora, indícios que confirmaram as denúncias recebidas, incluindo uso de esporas e chicotes, presença de animais com ferimentos e condução agressiva dos equinos.

O documento enviado pela Prefeitura Municipal diz ainda que – o impedimento de acesso ao lugar impossibilitou a verificação de outros requisitos legais, como microchipagem, disponibilidade de água e áreas adequadas de descanso para os animais.

Também foram registrados comportamentos hostis contra as equipes de fiscalização, incluindo situações em que cavalos foram conduzidos em direção aos agentes, colocando em risco a segurança dos servidores e demais presentes, revela a nota da Prefeitura

A Prefeitura destaca que o BEAA não é contrário à realização de cavalgadas, desde que ocorram em conformidade com a legislação e com respeito ao bem-estar animal. No encerramento do texto a – Administração Municipal agradece o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar na ação de fiscalização e reforça seu compromisso com a proteção dos animais e o cumprimento das normas vigentes.