Considerando ter sido uma viagem produtiva e que representa a internacionalização da Facira, Damiano Neto, disse esta semana durante as comemorações do Dia do Agricultor em Araraquara, que oito empresas de Torres Vedras com quem Araraquara mantém um acordo de cooperação, vão participar do evento em Araraquara. Damiano, participou no final de junho e começo de julho da mais tradicional exposição festa de Torres Vedras, a Feira de São Pedro.
Damiano comenta que a Facira 2019 coloca o foco na parceria internacional estabelecida com Torres Vedras e Araraquara, por conta deste acordo de cooperação econômica e cultural entre os municípios: é a 1ª Feira Internacional de Negócios da Facira, diz ele.
O estande da Prefeitura de Araraquara deverá estar numa área de 350 metros quadrados, que será dividida com a cidade portuguesa, representada por oito empresas, além de autoridades de Torres Vedras.
O acordo de cooperação possui 17 itens, como a promoção do intercâmbio de informações em matérias de interesse comum; o incentivo à troca de experiências e conhecimentos técnicos; a organização anual de atividades de interesse comum; o fomento da divulgação turística e do turismo regional; a promoção do intercâmbio entre artistas, organizações culturais e instituições de ensino; a constituição de comitê gestor para concretizar compromissos internacionais assumidos pelos países na Agenda 2030, nos Acordos de Paris sobre as Mudanças Climáticas e na Nova Agenda Urbana – entre outras questões.
O acordo entre Torres Vedras e de Araraquara foi assinado em novembro passado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, numa cerimônia que se realizou nos Paços do Concelho de Torres Vedras.
FEIRA DE SÃO PEDRO
A centenária Festa de São Pedro, da qual Damiano participou, é a maior mostra agroindustrial e comercial da região oeste de Portugal, acontecendo na Expotorres (Torres Vedras). Com 11 dias de duração e uma área de exposição de aproximadamente 4 hectares, Torres Vedras recebe e mostra aos agentes económicos de toda a região, repartidos por 2 pavilhões, área descoberta, espaços de comércio, de artesanato e tradicional, tasquinhas, restauração, zona de animação noturna e divertimentos.