A derrota nos penais começou com Dudu
Os dois maiores rivais do futebol brasileiro decidiram neste domingo o título do Campeonato Paulista no Allianz Parque, em São Paulo. O Corinthians havia perdido o primeiro jogo em Itaquera por 1 a 0; o Palmeiras sonhou em comemorar o título durante toda a semana, pois precisaria de apenas um empate em seu estádio. Só que não deu. O Corinthians ao marcar um gol logo no primeiro minuto destruiu a estratégia do treinador Roger Machado; embora dominando o jogo o Palmeiras não soube tirar proveito para empatar.
O Corinthians pressionou muito pelo seu lado esquerdo; o Palmeiras fez o inverso, atacando pela direita com Dudu. Com o passar dos minutos a partida foi ficando tensa e um gol anulado conduziu o Palmeiras ao desequilíbrio emocional.
A entrada de Keno tinha tudo para dar certo, pois se o time estava jogando só pela direita com Dudu agora poderia pressionar com ele pela esquerda. Também não foi a solução. Emocionalmente o time se descontrolou quando o juiz marcou um penal em cima de Dudu, voltando atrás e marcando apenas o escanteio.
Essa transformação do Palmeiras acabou levando a partida para a disputa em penalidades. Dudu e Lucas Lima, as duas maiores estrelas do alviverde desperdiçaram e disso o Corinthians tirou vantagem chegando aos 4 a 3. Assim o Corinthians se tornou campeão paulista com cara de Corinthians. O time não tremeu no Allianz Parque lotado, domou o ambiente de favoritismo do Palmeiras e chegou ao segundo título estadual consecutivo graças à frieza e ao controle de quem venceu por 1 a 0 no tempo normal, com um gol no primeiro minuto, e confirmou a conquista nos pênaltis, com vitória por 4 a 3.