Home Cidade

Para atender Prefeitura o 22 de Agosto locou sua sede para universitários

Cerca de 750 estudantes deveriam ficar alojados no Gigantão, mas como haverá prática esportiva até amanhã, a Prefeitura intercedeu para o 22 de Agosto alojar os universitários. O que chamou a atenção foi a manifestação de Lula Livre, levando o clube a explicar e a publicar desmentidos, inclusive sobre drogas.

1166
Estudantes reunidos com o banner de Lula Livre na sede de campo do 22 de Agosto

A viralisação de fotos e vídeos nas redes sociais na manhã deste sábado causaram indignação ao presidente do Clube 22 de Agosto, Mário Frigero (Juca), que preocupado com o ocorrido foi à página da agremiação no facebook, para mostrar que a realidade seria bem diferente da que vem circulando. O clube, segundo ele, por quatro meses tenta renascer das cinzas e ainda mergulhado em problemas de ordem financeira, busca reencontrar o apoio dos antigos associados.

O incidente aconteceu por conta da locação da sede de campo do 22 de Agosto a UEE – União Estadual dos Estudantes que está vivendo período eleitoral para indicação de uma nova diretoria. Araraquara teria sido escolhida como sede de um destes encontros para discussão das políticas estudantis.

De acordo com Juca Frigero em entrevista ao RCIARARAQUARA o evento seria realizado no Gigantão, contudo a realização de uma atividade esportiva acabou impedindo a ocupação do espaço pelos estudantes. Neste caso, a Prefeitura Municipal teria feito a intermediação entre a UEE e o 22 de Agosto para alojar os estudantes que chegaram durante a madrugada na sede do clube. De fato o Gigantão foi ocupado na manhã deste sábado para o jogo de basquetebol Sub 17, entre Araraquara e Matão. Amanhã à tarde teremos uma outra atividade (handbool).

Nesta manhã de sábado para os associados foi uma surpresa encontrar os estudantes na sede e um grupo reunido com banners pedindo “Lula Livre”. Em uma das postagens feitas – através de vídeo – segundo a denúncia há um estudante que estaria preparando um cigarro, anunciado como sendo de maconha, havendo a interferência da segurança do clube.

Comunicado sobre o incidente em que a segurança chama a atenção do estudante – situação filmada por uma associada – o presidente Juca Frigero, constatou que não era “cigarro de maconha”, providenciando então uma nota oficial da entidade para que o ocorrido não propagasse ainda mais.

Além desta foto um vídeo está rolando nas redes sociais, quando um estudante está fazendo um cigarro e a segurança interfere dizendo que – é um lugar de família. Porém, o cigarro segundo consta seria de palha com fumo de corda e foi apreendido

A nota diz que “o Clube 22 de Agosto vem a público informar que o fato ocorrido na manhã de hoje nas dependências do clube não passou de um grande equívoco. O estudante foi abordado pela segurança do evento que por sua vez tomou as devidas providências e constatou que era apenas um cigarro de palha e não o que foi mencionado causando transtorno. O artefato foi apreendido e encontra-se de posse do Clube”.

Por volta das 14h foi realizada uma reunião do presidente Juca Frigero com os responsáveis da delegação de estudantes quando ele reivindicou o cumprimento de regras estabelecidas pelo estatuto da agremiação quando ocorre a locação do espaço em qualquer evento.

Em dado momento Juca questiona – só por que a pessoa está usando uma camiseta do PT temos que impedi-lo de participar de um evento ? Isso seria feito no Gigantão, mas por conta do jogo de hoje e amanhã, a Prefeitura nos pediu a sessão do espaço, porém, em circunstâncias assim temos que fazer a locação e isso aconteceu mediante contrato com a União Estadual dos Estudantes, com sede em São Paulo.

A UEE é uma entidade do movimento estudantil filiada à União Nacional dos Estudantes (UNE) que representa todos os estudantes universitários de um estado. No entanto, nem todos os estados do país têm uma UEE. Ela é a entidade responsável pelas mobilizações, campanhas e outros assuntos de interesse dos estudantes dentro dos estados. No Brasil, atualmente, a livre organização dos estudantes em entidades como a UEE é garantida por lei.

A permanência dos estudantes na sede de campo do 22 de Agosto vai se dar até o final da tarde deste domingo, de acordo com o contrato estabelecido entre as partes. O presidente, Juca Frigero, espera que o desencontro na divulgação dos fatos seja compreendido e diz estar a disposição para qualquer esclarecimento.