Morreu na noite desta quarta-feira, aos 80 anos, o ex-goleiro argentino, Edgardo Norberto Andrada, mais conhecido como Andrada e apelidado também como “El Gatito”.
A causa da morte não foi divulgada. Nascido no dia 2 de janeiro de 1939, na cidade de Rosario, Andrada teve passagem marcante pelo Rosario Central chegou até a seleção argentina, onde disputou a Copa América de 1963.
Porém, o seu nome ficou marcado na história do futebol mundial, quando defendia o Vasco da Gama. Pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969, “El Gatito” levou o milésimo gol de Pelé, através de cobrança de penalidade, no Maracanã.
Com a camisa cruz-maltina, conquistou o Campeonato Carioca de 1970 e o do Campeonato Brasileiro de 1974, além de ter sido eleito o melhor goleiro do Brasileirão de 71, levando a Bola de Prata, da Revista Placar.
Em 1976, vestiu a camisa do Vitória-BA e, no ano seguinte, retornou para Argentina e defendeu o Colón. Em 1982, pendurou as chuteiras aos 43 anos, quando defendeu o modesto Renato Cesarini.
Mais tarde, em 2007, Andrada retornou para o Rosario, onde foi preparador de goleiro, mas a passagem foi curta.
Após ser acusado de ter participado de assassinatos de militantes pelo PCI (Pessoal Civil de Inteligência), durante a ditadura argentina, o clube argentino mandou Andrada embora.
Em 2012, por falta de provas, o julgamento ao ex-goleiro não foi levado adiante.