Home Cidade

Empossados novos integrantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente

Grupo é formado por 31 membros titulares e tem objetivo de assessorar o Município nas políticas de gestão ambiental

344
O grupo empossado nesta quinta-feira

Os novos integrantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) tomaram posse em solenidade na Prefeitura, na noite desta quinta-feira (3), com presença do prefeito Edinho.

Vinculado à Diretoria de Gestão Ambiental do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), o Comdema é um órgão de assessoramento consultivo e deliberativo em assuntos referentes à gestão ambiental em toda a área do Município. O grupo é composto por 31 titulares, sendo 13 representantes do poder público e 18 da sociedade civil. O mandato, não remunerado, é de dois anos.

“É um conselho que tem um papel muito importante e que cada vez é mais estratégico. É fundamental o desenvolvimento urbano de forma sustentável. Fazer a cidade crescer, ocupar espaços vazios, gerar emprego e riqueza, mas sem que nada disso provoque danos ao meio ambiente. E esse não é um desafio pequeno. Desejo um bom mandato aos integrantes do Comdema”, disse Edinho.

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, destacou que o Comdema teve participação efetiva em diversas ações da autarquia nos últimos anos. “Realizamos a Conferência de Meio Ambiente, estruturamos nosso setor de fiscalização, estamos recuperando as nossas represas. Tudo isso com o apoio do Comdema”, afirmou.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, desejou bom trabalho aos conselheiros. “Meio ambiente é um assunto importante para Araraquara, para o Brasil e para o planeta. E a Prefeitura abre esse espaço para vocês participarem. A gente quer essa gestão participativa. Contem com a gente”, destacou Amanda.

Para a presidente do Comdema, Ana Carolina Marcondelli, o Plano Municipal de Meio Ambiente aprovado em conferência deve orientar o trabalho do conselho. “Temos que aproveitar que o Município tem ótimas legislações e fazer com que elas sejam cumpridas. Fazer o nosso plano municipal valer, colocar em prática”, disse Ana Carolina.