O clima de Paulistão 2020 começa a tomar ares com a realização do Conselho Técnico na próxima terça-feira (22), às 11h, na sede da Federação Paulista de Futebol.
Representantes dos 16 clubes da elite, inclusive Santo André e Inter de Limeira, promovidos à Série A1, estarão presentes para definir o formato, regulamento e outros detalhes, entre eles, os grupos da competição.
No pré-Conselho, realizado na segunda-feira da semana passada, dirigentes dos considerados quatro grandes do Estado já sugeriram algumas mudanças, entre elas o aumento do número de inscritos na Lista A, de 26 para 30 jogadores. A Lista B continua ilimitada para atletas da base.
Outro argumento levantado por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo seria o fim da entrega, em campo, das medalhas e do troféu para o vice-campeão para evitar constrangimentos.
DATAS?
Porém, outros pontos foram discutidos. Apesar da CBF ter divulgado o calendário de 2020 com a realização dos estaduais em apenas 16 datas, as principais federações (Carioca e Paulista) se mostraram resistente a mudança, querendo manter em 18 datas a disputa.
Os clubes não chegaram a um consenso e a definição ficará para o dia 22.
E COMO FICA O RED BULL?
Ainda existe a dúvida sobre o destino do Red Bull. A fabricante de energéticos está instalada em Bragança Paulista, onde já comanda a equipe do Bragantino na Série B do Brasileiro.
A partir do ano que vem, a marca vai oficializar a sua ida em definitivo para o Massa Bruta, onde será trocado até o brasão e o nome, se chamando Red Bull Bragantino.
Se confirmando o vínculo, resta saber qual decisão a federação tomará quanto ao Red Bull. Existe a possibilidade do clube disputar a Série A2, já que não é permitido dois clubes pertencentes por um mesmo dono estarem na mesma divisão.
Com o rebaixamento, o Água Santa ganharia a vaga e disputaria o Paulistão. Restaria definir também a questão da vaga para a Série D de 2020, já que o Toro Loko também garantiu vaga.
Caso a vaga seja repassada para outro clube melhor colocado dentro do Paulistão 2019, ficaria com o Mirassol, já que o Ituano garantiu acesso para a Série C do Brasileiro este ano, e a Ponte Preta levaria vaga direta para a Copa do Brasil, por ter perdido a final do Troféu do Interior para o Toro Loko.
Outra possibilidade seria sobre a compra de vaga do Red Bull. Meses atrás, Osasco Audax e Votuporanguense apareceram como interessados, mas o CAV acabou desmentindo sobre uma futura aquisição.