Home Cidade

Árvores são retiradas das calçadas e não são replantadas

Quando replantadas a maioria das mudas secam sendo retiradas pelos proprietários

351
Árvore na Rua Padre Duarte. Foto: Giovani Peroni/RCIA

Araraquara tem em suas vias, árvores muito antigas e algumas delas infestadas de cupim, que necessitam de tratamento, e outras ainda suprimidas.

Em muitos pontos da cidade, árvores vêm sendo cortadas pelo poder público, deixando nas calçadas suas raízes, indicando assim, que não será feito o replantio.

Toco na calçada na Avenida Professor Augusto Cesar. Foto: Giovani Peroni/RCIA

Segundo um funcionário de uma terceirizada, que presta serviço para a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), mudas que foram replantadas, em sua maioria secaram e os proprietários acabaram arrancando, sendo assim, onde havia velha sombra doente, hoje não há nada.

O portal RCIA constatou duas dessas raízes na esquina da Rua Padre Duarte com a Avenida Professor Augusto Cesar, no Centro, onde foram cortadas na semana passada.

O canteiro central da Avenida Rômulo Lupo, necessita do plantio de mais de dez árvores. Foto: Suze Timpani/RCIA

Outro ponto da cidade onde árvores caíram devido às chuvas no final do ano de 2016, fica localizado na Avenida Rômulo Lupo, no Jardim Universal, e estão no aguardo do replantio desde então. A via tem um canteiro central onde deveriam ser replantadas cerca de dez árvores, algumas secaram e outras ainda continuam com os tocos.

Questionada a prefeitura a respeito do replantio das árvores que estão sendo cortadas nas calçadas, não houve resposta. Em nota o Daae afirma que trabalha com diferentes equipes para retirada ( após vistoria e emissão de laudo), destocamento e replantio.Todas as árvores serão destocadas e será feita a análise para verificar a melhor espécie a ser replantada.