Home Geral

O inacreditável transporte do rotor fabricado em Araraquara até Belo Monte no Pará

1559
Belo Monte turbina

Belo Monte turbina

Meses depois de realizar uma extraordinária operação de transporte – levando um rotor de turbina fabricado em Araraquara para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA), a Andritz Hydro comemora este feito notável com a disponibilização de vídeo que mostra a aventura que envolveu o carregamento da peça por mais de dois mil quilômetros. O rotor produzido em nossa cidade demorou quase 28 meses para sua fabricação.  O rotor com 316 toneladas, 8,7 metros de diâmetro externo e 5 metros de altura, tornou-se ao longo da história rodoviária um marco logístico.  

A turbina até então, do tipo Francis, é considerada uma das maiores já fabricadas no mundo e, a maior já produzida pela Andritz Hydro. A peça era um dos principais componentes fornecidos para o projeto. O rotor da turbina tem a função de transformar o movimento da água do rio em energia mecânica, que posteriormente se transforma em energia elétrica.

A produção de um componente desse porte utilizou processos sofisticados de soldagem e uma grande logística para envio da peça à obra.  O transporte de Araraquara para Belo Monte foi feito de forma multimodal, ou seja, foram utilizados meios de transporte terrestre, marítimo e fluvial, e a operação durou cerca de 90 dias.

Assista neste vídeo o que aconteceu de Araraquara até Belo Monte, no Pará.

CLIQUE NA FOTO ABAIXO E VEJA…

Belo Monte Video