Home Cidade

Agentes penitenciários de Araraquara temem ser contaminados por visitantes

Eles acreditam que esses visitantes oriundos de várias cidades da região podem contaminar presos, funcionários e moradores dos arredores

3597
Homem é considerado fugitivo do sistema carcerário

Medidas para combater o novo Covid-19 (coronavírus), levaram também a Secretaria da Administração Penitenciária, a reduzir o número de visitantes a presos em todo o Estado.

Outra mudança é que desde segunda-feira, dia 16, as aulas nas unidades educacionais da Fundação Casa e das penitenciárias foram suspensas. A medida visa preservar os corpos discentes e docentes dessas unidades. Todas as aulas suspensas serão repostas.

NOVAS REGRAS

Regras especiais para visitas aos presos do Estado de São Paulo para combater o coronavírus
A Secretaria da Administração Penitenciária informou nesta quinta-feira (19) as novas regras para visitas de presos, que passam a valer a partir deste sábado (21):
– Cada preso poderá receber apenas 1 visitante por fim de semana;
– Está proibido o ingresso de menores de idade, acima de 60 anos ou de pessoa que se enquadre nos demais casos do grupo de risco definido pelos órgãos de saúde;
– A exemplo do que já foi feito no final de semana passado, os visitantes continuam a passar por triagem na entrada: aqueles com sintomas de enfermidades não poderão entrar.
Lembramos que, em casos como esse, o interesse coletivo prevalece e a medida busca a proteção de todos.
O cenário está em permanente avaliação para o direcionamento de ações visando ao enfrentamento do problema.
Todas as medidas amplamente divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo, como lavar as mãos com frequência, já estão sendo adotadas nas unidades prisionais do estado.
Nos presídios onde houve atos de insubordinação na última segunda (16), as visitas estão suspensas para a reorganização interna das unidades. São eles Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, além da ala de semiaberto da Penitenciária I de Mirandópolis.

As novas regras implantadas pelo governo, não agradou a agentes penitenciários em Araraquara, pois segundo eles, que preferem não se identificar, entraram em contato com o Portal RCIA pois, acreditam que presos poderiam ficar sem visitação até terminar o pico de risco do coronavírus, para não comprometer a saúde de funcionários.

De acordo com os agentes há possibilidade de vir infectados das cidades de São Carlos, São Paulo, Descalvado, Porto Ferreira, Itirapina, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, Dourado, Boa Esperança do Sul, Ibitinga, Guariba, Matão, Taiúva entre outras cidades que residem familiares de presos.

Na Penitenciária de Araraquara estão detidos cerca de 1.500 homens e 830 no Anexo de Detenção Provisória, que recebiam aos sábados uma média de 600 visitantes e aos domingos 900.

Como a nova medida autoriza somente um adulto por preso, segundo os funcionários, os presos devem receber uma média de 350 visitantes, sem contar familiares que ficam aguardando em frente à Penitenciaria, podendo colocar em risco moradores dos bairros nos arredores.

Tentamos contato nesta quinta-feira (19), com o diretor do complexo penitenciário de Araraquara Dr. Rodrigo Redivo, durante todo o dia, mas sem sucesso.