O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira (3) para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
Diante da atual situação de pandemia, o Comitê está recomendando procedimentos de desinfecção no Terminal Central de Integração e no Terminal Rodoviário, bem como nos seus entornos.
A Anvisa divulgou nota técnica nesta sexta-feira recomendando este procedimento em locais públicos, mas alertando para que seja aplicado em pontos estratégicos e com uso de produtos corretos, entre eles produtos à base de hipoclorito de sódio e desinfetantes de uso geral.
Também diante da chegada do fim de semana, o recomendado é de isolamento total e cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município e mantém suspenso o atendimento ao público no comércio e serviços não essenciais.
A fiscalização do cumprimento do decreto está sendo intensificada pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, e os comerciantes que não cumprirem o decreto estão sujeitos à multa e cassação de alvará de funcionamento. A multa prevista é de R$ 5.768, 00, o que corresponde a 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), podendo haver aumento dos valores em caso de reincidências.
Qualquer cidadão pode e deve realizar denúncia no canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).
REDE DE SOLIDARIEDADE
A Prefeitura Municipal abriu duas contas bancárias para doações de recursos para questões estruturais e de assistência em saúde e também para a Rede de Solidariedade.
A primeira conta, cujos recursos arrecadados serão destinados para ações de combate ao Coronavírus, incluindo obras e estruturação no Hospital de Solidariedade (hospital de campanha) e estruturação das UPAs, é a seguinte: Banco do Brasil, Agência – 0082-5, Conta corrente – 800 000 – x
A segunda conta, que vai destinar recursos à Rede de Solidariedade, visando aquisição de alimentos e produtos de higiene que serão distribuídos a famílias em vulnerabilidade é a seguinte: Banco do Brasil – Agência – 0082-5, Conta corrente – 800 001 – 8.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara contabiliza hoje 54 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 11 foram descartados e 36 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.
Sete casos de Coronavírus foram confirmados até o momento (1 óbito/ 6 pessoas que permanecem internadas)
Dos 54 casos notificados, 41 pessoas foram internadas. Dessas, 22 já receberam alta e 14 permanecem internadas. Foram registrados, 4 óbitos – um deles positivado para Coronavírus e outros 3 suspeitos.
Lembrando que as equipes da Secretaria Municipal da Saúde estão trabalhando intensamente no monitoramento dos suspeitos e comunicantes, para orientar e cobrar o cumprimento da quarentena, assim como o monitoramento dos familiares dos casos confirmados.
Vale destacar que nesta sexta-feira a Secretaria da Saúde foi notificada pelo Ministério Público, solicitando informações de pessoas suspeitas e comunicantes que estariam resistindo ao cumprimento obrigatório e necessário desta quarentena. O objetivo do MP é apoiar este trabalho de bloqueio.
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara agradece o empenho de todos os servidores municipais e parceiros da Prefeitura que vêm atuando nas diferentes ações de enfrentamento do Covid-19 do município.
Todas as informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura.