A nossa cidade registra nesta quinta-feira (16), 107 casos notificados como suspeitos. Desses, 39 foram confirmados, 54 descartados e 14 aguardam resultado de exame.
Dos 107 casos notificados, 70 pessoas foram internadas. Dessas, 43 já receberam alta e 19 permanecem internadas. Foram confirmados 2 óbitos por Coronavírus e um ainda aguarda resultado de exame.
Em relação aos 2 novos casos confirmados nesta quinta-feira, diz o boletim, eles se referem a 2 profissionais da saúde que se recuperam em casa, monitorados e respondendo bem ao tratamento.
Todos os suspeitos, confirmados e comunicantes são monitorados pela Secretaria da Saúde para que cumpram corretamente a quarentena.
REUNIÃO NESTA QUINTA-FEIRA
O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quinta-feira (16) para avaliação e novas deliberação de ações com vistas a combater a transmissão do Covid-19.
O Comitê reforça a importância do cumprimento do decreto municipal de calamidade pública, cujo principal objetivo evitar a aglomeração de pessoas e restringir a circulação das mesmas, em prol do bem coletivo.
O isolamento social se mostra eficiente no mundo todo como medida de enfrentamento do Covid-19 e para o achatamento da curva de contaminação da doença. “Achatar a curva” é uma medida crucial para evitar a sobrecarga dos serviços de saúde e limitar o número de mortes.
O efetivo da Guarda Municipal, justamente com equipes de fiscais do Procon, da Prefeitura e com apoio dos Agentes de Fiscalização de Trânsito, têm se empenhado e estão nas ruas para garantir o cumprimento do decreto.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, desde o dia 23 de março, quando o decreto foi publicado e começou a vigorar, foram registrados 1983 atendimentos, entre orientações e denúncias de descumprimento do Decreto.
Foram feitos 671 atendimentos presenciais para verificação de irregularidades e 18 BOs foram registrados e transformados em multas aplicadas aos infratores. Também foram contabilizados 19 apoios às ações da Rede de Solidariedade do Município, incluindo auxílio na entrega de alimentos e medicamentos.
De acordo com o balanço do Procon Araraquara, foram visitados/fiscalizados, em média, 10 estabelecimentos por dia, num total de 170, até o momento. Estas ações resultaram em 4 autuações e no fechamento de 5 estabelecimentos comerciais que descumpriam o decreto municipal de calamidade pública.
Denúncias por telefone relativas a abuso nos preços, irregularidades com relação ao decreto e falta de produtos no mercado foram cerca de 30 ligações por dia, somando mais de 500 neste período.
O Comitê volta a ressaltar que qualquer cidadão pode realizar denúncia na Ouvidoria Geral do Município (Disque 156) e no canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).
O telefone para denúncias do Procon Araraquara é o 3301-3131 (das 9h30 às 16h30).
As ações do município e as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).