Após o feriado de segunda-feira passada (25), quando a cidade apresentou um índice de isolamento social que chegou a 46%, é verdade que, a implantação do sistema drive-thru para buscar melhorias para a economia, acionando o comércio, o resguardo despencou.
Os números a partir de terça-feira contudo, não foram tão alarmantes, mostrando que o araraquarense já vinha saindo e se mantendo em circulação pela cidade, mesmo sem o drive-thru. Os dados são apontados pelo SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente aplicado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Com o SIMI o governo teve a oportunidade de monitorar cidades com mais de 70 mil habitantes e consideradas chaves em suas regiões e para onde pequenos municípios se direcionam, principalmente por conta da economia.
Assim, de terça-feira (26) para cá, quando se deu a abertura do sistema de vendas com carros enfileirados nos corredores comerciais e o índice foi de 39%, não houve tanta mudança: na quarta-feira (41%), quinta-feira (42%) e na sexta-feira (40%).
Mediante a ocupação de leitos hospitalares, principalmente as UTIs e a circulação de pessoas, é que a flexibilização vai ser alterada a partir desta segunda-feira. Se houver elevação rápida no número de pessoas em unidades de saúde e hospitais, imediatamente o plano poderá ser revisto, para impedir a propagação do coronavírus.
VEJA O GRÁFICO DE ISOLAMENTO EM ARARAQUARA