Mônica Braga, diretora do COC
Os alunos do COC, do Maternal II ao 9º ano do fundamental, estão utilizando em sala de aula o material didático da Escola da Inteligência, que se fundamenta na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro, Augusto Cury.
Segundo a diretora da unidade, Mônica Braga, todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. “O método é aplicado em uma hora/aula por semana, dentro da grade curricular ou dentro de uma disciplina já existente”, destaca.
Augusto Cury, idealizador da Escola da Inteligência
Mônica afirma que a meta é a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais, aumento da participação da família na formação integral dos alunos, redução dos índices de violência e muito mais.
“É um programa extremamente preventivo na gerência de emoções. Estamos conseguindo um bom resultado em um curto período de tempo”, avalia a diretora.
A Escola da Inteligência se destaca por seu teor vanguardista, que rompe as barreiras da sala de aula, envolvendo os pais diretamente neste processo. Com um rico material didático idealizado por Augusto Cury, a iniciativa traz uma abordagem firmada na Teoria Mutifocal, cujo princípio enraíza-se na construção dos pensamentos, tendo como objetivo explicar como eles são formados dentro da mente humana.
Crianças em atividade na sala da Escola da Inteligência
Este trabalho denso alcança as famílias com conteúdos específicos e direcionados, que serão explorados no seio familiar, à medida que duas outras frentes distintas e complementares tratam a mesma temática pela abordagem dos professores e, claro, a partir da absorção dos próprios alunos.
SOBRE O PROGRAMA
O programa trabalha a mudança de perspectiva humana, a transformação de olhares e busca quebrar ciclos. “Queremos que as pessoas sejam melhores, mais eficazes para o aprendizado, que consigam gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, que tomem decisões autônomas e responsáveis e enfrentem situações adversas de maneira criativa e construtiva”.
A Escola da Inteligência é a primeira empresa do Grupo Educacional Augusto Cury e foi criada em dezembro de 2010 no município de Colina, estado de São Paulo. Desde 2012, a Escola passou a funcionar em Ribeirão Preto, sob a direção de Camila Cury.
Atualmente, o programa atende diretamente mais de 270 mil alunos em instituições privadas e públicas no Brasil.
Interação em busca do conhecimento
ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
A bem da verdade, o COC Araraquara sempre foi uma escola voltada para inovações e com a introdução deste programa educacional, mostra uma vez mais sua preocupação com a formação das crianças. Neste caso, todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.
Os alunos possuem materiais com ilustrações modernas, diagramação atrativa e ajustada metodologicamente a cada faixa etária para auxiliar no desenvolvimento dos aspectos emocionais, cognitivos e sociais. Já os pais recebem material com conteúdo voltado à análise da realidade atual da juventude, oferecendo ferramentas que ajudam no preparo do crescimento emocional dos filhos e a enfrentar adversidades da vida moderna.
Mônica enaltece os professores que desenvolvem o projeto através de amplo material contendo informações específicas sobre os objetivos de cada lição, aula e atividade a ser trabalhado com os alunos, além de explicações práticas sobre a teoria da Inteligência Multifocal. Regularmente, professores e coordenadores se reúnem para análise dos relatórios onde constam o índice de envolvimento e desempenho de cada aluno.
ESCOLA BILIGUE
O COC Araraquara também implantou a “Escola Bilíngue”. Segundo a diretora, as crianças trabalham o inglês em atividades nas salas de aula.
“Nosso método se organiza para proporcionar aos alunos as competências necessárias. No dia a dia, eles têm aulas de diversas disciplinas totalmente na língua inglesa”, destaca Mônica.
A diretora finaliza dizendo que uma das grandes vantagens do ensino é a possibilidade de formar alunos fluentes no idioma. “Essa fluência é claramente possível, pois o aluno estuda a nova língua todos os dias, por meio de aulas regulares, de conversação e exercícios que fortalecem a fixação do aprendizado”.