A transfusão sanguínea foi o tema do encontro
Cerca de 30 funcionários da Maternidade Gota de Leite de Araraquara – Fungota, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiras, biomédicos e médicos, participaram no último dia 11 de julho, da palestra sobre Reações Transfusionais, ministrada pela hematologista e hemoterapeuta Fernanda Cunali Cardoso.
De acordo com os organizadores do evento, o objetivo foi propiciar educação continuada e aprimorar os conhecimentos de todos os funcionários, médicos e residentes da Gota, para que eles observem e detectem os tipos de reações transfusionais.
É considerada reação transfusional qualquer problema que ocorra como consequência da transfusão sanguínea, durante ou após a sua administração.
Os especialistas alertam que, apesar da indicação precisa e administração correta, reações às transfusões podem ocorrer. Portanto, é importante que todos os profissionais envolvidos na prescrição e administração de hemocomponentes estejam capacitados a identificar prontamente e utilizar estratégias adequadas para resolução e prevenção de novos episódios de reação transfusional.
Essas complicações são situações emergenciais e podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais. Os profissionais de saúde, incluindo da enfermagem, exercem um papel fundamental na segurança do paciente e na detecção de sinais e sintomas
No caso da Gota de Leite, foram focos da palestrante as hemorragias puerperais e as transfusões em recém-nascidos, principalmente os da UTI neonatal.