Home Geral

Surpresa na Câmara: por 11 a 6 Edinho pode vender Estrela ao DAAE

184
Paulo Landim 01
O vereador e presidente da Câmara Paulo Landim

Paulo Landim 01Paulo Landim, líder do Governo na Câmara, colocou proposta da venda no final da sessão desta terça

Só mesmo em forma de história na cidade, é que o Estrela Futebol Clube vai continuar existindo. Nesta terça-feira (17) por 11 votos favoráveis contra seis, a Câmara Municipal de Araraquara, durante sua Sessão Ordinária, aprovou o Projeto de Lei n° 171/2018, de autoria da Prefeitura, que autoriza a venda do imóvel que, atualmente, é utilizado pelo Estrela Futebol Clube para o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

A votação gerou divergências entre os parlamentares. Enquanto os favoráveis justificaram a venda do imóvel como necessária para a ampliação dos serviços da autarquia, aqueles que eram contrários declararam que o enceramento das atividades realizadas na área será uma perda para a população araraquarense.

Dias atrás, tanto a proposta que autorizava a venda do campo da Atlética quanto a proposta de negociação entre a Prefeitura e o DAAE (venda do campo do Estrela) haviam sido retiradas da pauta de discussão, pois fatalmente naquele momento o Executivo não teria votos suficientes para seguir com a manobra da comercialização. Também ocorrera neste período a manifestação das bancadas do PSDB e do PPS que antecipadamente anunciaram voto contrário e oposição ao Governo do PT.

Essa retirada momentânea dos projetos enviados pelo Executivo, de acordo com os analistas políticos, foi o tempo suficiente para que o prefeito Edinho buscasse o apoio do MDB e tivesse poder de convencimento sobre o Tenente Santana e o Cabo Magal Verri, liberados pelo partido para ampliar a votação dos favoráveis a venda.

Assim, apesar dos seis votos que teve (José Carlos Porsani (PSDB), Elton Negrini (PSDB), Rafael De Angeli (PSDB), Edson Hel (PPS), Elias Chediek (MDB) e Gerson da Farmácia (MDB), a oposição curvou-se diante da maioria que autorizou a venda do Estádio Flávio Ferraz de Carvalho (Estrela), da Prefeitura para o DAAE. Foram favoráveis a venda: Toninho do Mel (PT), Thainara Faria (PT), Tenente Santana (MDB), Édio Lopes (PT), Cabo Magal Verri (MDB), Zé Luiz (PPS), Juliana Damus (PP), Lucas Grecco (PSB), Pastor Raimundo Bezerra (PRB) e Roger Mendes (PP) e o líder do governo na Câmara, Paulo Landim (PT).

O Estrela, clube de futebol amador e antigo proprietário de uma enorme área em ponto privilegiado de Araraquara agora se junta a Palmeiras da Vila que também perdeu seu campo de futebol para o município tempos atrás e ao histórico Estádio Municipal, vendido ao Clube Araraquarense.

Com a venda do campo do Estrela – da Prefeitura para o DAAE – entra para os cofres públicos um total de quase 7 milhões de reais e a promessa do departamento ter espaço mais amplo para ir em frente com seus projetos de expansão