Home Ferroviária

Leonardo Mendes fala sobre estreia no comando técnico da Ferroviária

Mesmo com apenas dois treinamentos, treinador focou na parte ofensiva e assumiu a responsabilidade nas falhas do setor defensivo

260
Leonardo Mendes conversa com o volante Tony durante treinamento no CT do Cascavel - Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

A goleada da Ferroviária sobre o Toledo pela quarta rodada do Brasileiro da Série D trouxe um clima de paz no clube para uma semana cheia de trabalho.

Em sua estreia como treinador no time profissional, Leonardo Mendes destacou o trabalho feito nos dois dias de treinamento que teve com o elenco, realizado no CT do Cascavel, na sexta e no sábado.

– Nós conseguimos construir esta vitória depois de ter sofrido um gol na metade do primeiro tempo. As mudanças que foram feitas na equipe foi por conhecer as características dos jogadores do que eles podem entregar para gente. Tentamos facilitar este jogo com pouco tempo de trabalho – contou.

E deu certo. A Locomotiva conquistou a sua maior goleada em participações na competição e, de quebra, reassumiu a liderança do Grupo A-7, somando oito pontos, por conta do saldo de gols. Bangu e Cabofriense também possuem a mesma pontuação.

– Eu busquei ter bastante conversa individual para entender um pouco mais onde eles gostam de render e o que esperavam da equipe. Foi importante ter esse conhecimento da parte deles. Claro que outros jogadores eu conhecia bastante e já entendia as situações que podiam ser mudadas – completou.

Porém, além de ter chamado a atenção pelo número de gols marcados, foi mais uma vez o sistema defensivo da equipe falhando em mais uma partida. Mendes explicou que o foco, primeiramente, foi na parte ofensiva e assumiu os erros defensivamente.

Mesmo sofrendo seis gols em oito jogos desde o retorno durante a pandemia do coronavírus, o setor defensivo tem dado dor de cabeça em lances durante as partidas, principalmente em jogadas aéreas.

– Eu assumo a responsabilidade [sobre os gols sofridos], até porque tivemos poucos treinos, pois optei em dar foco nas ações ofensivas. Queria ter mais ajuste ofensivo, por isso não trabalhamos na parte defensiva. A equipe sofreu um pouco, mas o que determinamos nestes dois treinos que nós fizemos, conseguimos executar bem e criamos muitas chances de gols – lembrou Mendes.

O araraquarense falou também sobre seu futuro incerto na equipe profissional, que deve continuar até o jogo contra o Mirassol.

– A conversa foi para que eu assumisse a equipe para este jogo e, possivelmente, contra o Mirassol. Estamos trabalhando nesta linha. Muita coisa pode acontecer, mas sou funcionário do clube. Se for para ficar no grupo da Copa Paulista, eu estou muito tranquilo quanto a isso – revelou o técnico.

A Locomotiva enfrenta o Leão no próximo domingo, às 19h, no estádio José Maria de Campos Maia, fora de casa.