Home Geral

SENAR e sua arte de capacitar em Araraquara e região

136
Joao Henrique

Em uma região de culturas tradicionais, elevado número de produtores e trabalhadores rurais, o Sindicato Rural e o SENAR, se fortalecem visando a capacitação profissional.

Joao HenriqueJoão Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do SENAR SP

De janeiro até agosto deste ano, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural já realizou aproximadamente 80 cursos em Araraquara, envolvendo e capacitando cerca de 1.200 produtores e trabalhadores rurais. É sem dúvida o maior centro de formação rural com o foco de capacitar e manter o homem no campo, atuando nos mesmos moldes de Senai e Senac.

Criado em 23 de dezembro de 1991, ele chegou por aqui dois anos depois, estando diretamente vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e dirigida por um Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.

Meritório lembrar, o permanente empenho e intenso trabalho desenvolvido por Fábio Meirelles na Assembleia Constituinte de 1988, como representante da então Confederação Nacional da Agricultura, hoje Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, somado ao esforço de outras lideranças, obtendo-se a conquista da nossa legislação em prever um órgão dedicado à formação profissional e promoção social do homem do campo, administrado pela iniciativa privada.

Atualmente, o órgão é coordenado em Araraquara pelo engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, cuja dinâmica se alia às novas técnicas de ensino desenvolvidas pela entidade. Um dos objetivos da coordenadoria é atingir os municípios que compõem a base territorial do Sindicato Rural, privilegiando o homem do campo e preservando suas raízes.

Senar 38Curso de Bovinocultura em propriedade rural no municípío