
Por cinco dias os trabalhadores rurais da Fazenda Entre Rios que pertence a Citrosuco participaram do curso Operação e Manutenção de Tratores. A propriedade agrícola está localizada no município de Boa Esperança do Sul, sendo o programa organizado pelo Senar-SP e o Sindicato Rural de Araraquara.
De acordo com o coordenador regional do Senar-SP, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, o curso teve como objetivo a orientação de operar e realizar a manutenção diária, semanal e periódica de tratores agrícolas de forma adequada na prevenção de acidentes de trabalho.
Segundo ele, para desenvolver o trabalho na agricultura, o uso de um trator agrícola é indispensável. Operações como preparo do solo, aplicação de insumos agrícolas, semeadura e colheita são atividades agrícolas em que o trator atua e isso depende do desempenho do operador em várias funções ou tarefas.

O instrutor do Senar-SP, Marcelo Perroni, disse aos participantes do curso que – é muito importante que os trabalhadores rurais se capacitem pois é uma preparação para o acesso ao mercado de trabalho que na sua opinião é muito competitivo: “Quanto mais o trabalhador ter conhecimento sobre a atividade que abraçou é bem mais fácil subir na carreira profissional”, destacou o instrutor.
Segundo Perroni, nas propriedades rurais é comum encontrar muitos tratores agrícolas, porém o número de pessoas aptas e adequadamente capacitadas é pequeno, “por isso, um operador treinado faz toda a diferença para um bom trabalho a ser realizado”, diz. Neste treinamento, após ter conhecido as partes mecânicas e de funcionamento do trator, o operador terá condições de operar a máquina adequadamente, obtendo um ótimo desempenho.
Outro aspecto interessante é que o trabalhador recebe todo ensinamento de forma gratuita, oportunidade então, única, para crescer na sua profissão.
