A nova estação começa oficialmente neste sábado, dia 22 de setembro, às 22h53. Em nenhum lugar, em toda a América Latina, um local reúne tão grande quantidade de flores e plantas para comemorar a nova estação. São cerca de 276 mil hastes das mais diversas espécies em arranjos florais e mais de 13 mil vasos de flores e plantas ornamentais plantados nos jardins.Uma das áreas da Expoflora que termina domingo e onde empresários do setor em Araraquara vão acompanhar tendências do mercado
Em nenhum lugar, em toda a América Latina, um único local reúne tão grande quantidade de flores e tantas variedades para comemorar a nova estação como no parque da Expoflora, a exposição de flores que termina no domingo, 23 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo. O evento abre às 9h e fecha às 19h.
Somadas, são cerca de 276 mil hastes das mais diversas espécies em arranjos florais e mais de 13 mil vasos de flores e plantas ornamentais plantados nos jardins.
Somente na Exposição de arranjos florais, os decoradores Jan Willen e Jéssica Drost utilizaram 2 mil vasos de flores e 272 mil hastes de flores para contar a história da imigração holandesa em 14 ambientes. Nos jardins e canteiros do parque de 250 mil m², são mais 7.517 vasos plantados em 25 diferentes canteiros e jardins, incluindo 800 orquídeas e 340 bromélias instaladas nas árvores próximas aos bebedouros da Alameda do Beijo e no antigo Fusca, onde os turistas não resistem a infinitas selfies.
No canteiro do vitral estão 474 vasos de hibiscos. Exatos 4.048 sunpatiens compõem o jardim em frente à Sala da Imprensa, da Praça do Vitral e nos canteiros que enfeitam a arquitetura holandesa na Alameda do Beijo. Nos três corações próximos às Árvores dos Tamancos, há nada menos do que 500 antúrios. Para os três carros alegóricos que desfilam na Parada das Flores, a artista Stans Scheltinga usou 450 vasos de orquídeas, 100 de bromélias, 1.680 hastes de rosas, 2.000 hastes e 1.250 vasos de flores variadas.
Na Mostra de paisagismo, são 898 vasos de gérberas, girassóis, antúrios, ásteres, crisântemos, celósias, sansevérias, violetas, avencas, moreias, palmeiras, dracenas, zamioculcas, cicas, peixinhos e fórmios em 19 ambientes. E, para cada Chuva de pétalas, são utilizados 150 quilos de pétalas coloridas, que correspondem a 800 dúzias ou a 18 mil botões.
Nos 15 dias de evento, a quantidade equivale a 2.250 quilos de pétalas, a 12 mil dúzias ou a 270 mil botões de rosas, fazendo um espetáculo que encanta e emociona quando os milhares de visitantes erguem as mãos tentando pegar uma pétala antes que ela toque o chão para que os seus desejos sejam realizados.
Para finalizar, no Shopping das Flores são disponibilizados quase 79 mil vasos de plantas e flores de 3.500 variedades de 300 espécies exibidas na exposição para serem adquiridos e levados para casa.