
“Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do Cônego Humberto Lauand, aos 83 anos de idade, sendo 59 deles dedicados exclusivamente ao sacerdócio”. Foi desta forma que o prefeito Edinho Silva abriu a nota em que se solidariza com familiares e admiradores do trabalho prestado pelo Cônego Humberto Lauand, sepultado nesta sexta-feira em Araraquara.
Disse também o prefeito: “Tenho profundo respeito e admiração pela trajetória do Cônego Lauand. Zeloso, acolhedor, apaziguador, Cônego Lauand realizou belíssimos trabalhos em favor das pessoas que mais precisam e dos doentes. Uma liderança religiosa emblemática muito querida pela comunidade Nossa Senhora do Carmo, onde atuou por mais de 30 anos. Um ser humano que fará muita falta e nos deixará muitas saudades”.
Um dos momentos marcantes da proximidade com o religioso foi lembrado pelo prefeito: “Lembro-me que, em 2017, Cônego Lauand me procurou, acompanhado da vereadora Juliana Damus, muito preocupado com a situação do Centro Comunitário Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como a Creche do Carmo, que, por dificuldades financeiras estava prestes a fechar suas portas após quase 50 anos de história. Na ocasião, reforcei a ele que o trabalho jamais poderia parar e que a Prefeitura iria encontrar soluções jurídicas para apoiar a unidade. E assim fizemos. Era nítida a preocupação do Cônego em manter o projeto em funcionamento e acolher bem as mais de 70 crianças da creche. Um trabalho belíssimo”.
Em nome do município, o chefe do Executivo, chega a fazer um apelo: “Neste momento de dor, quero manifestar minha solidariedade e meus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fiéis que acompanharam sua trajetória na nossa cidade. Toda nossa gratidão pelos seus ensinamentos inspirados nos valores cristãos. Que possamos nos espelhar nas ações de Cônego Lauand e continuarmos firmes na busca de uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária”.